Como a tecnologia é aliada da gestão de logística para transportadora?

Publicado por Fábio Cunha em Gestão de Frota, Gestão Financeira, TMS, Transporte.

A boa gestão de logística para transportadora é um dos pilares para obtenção de sucesso nesse mercado. Mas essa é uma atividade bastante complexa e de difícil gerenciamento, já que envolve um grande fluxo de informações, procedimentos diversos e muitos outros elementos. Os responsáveis devem buscar todos os meios necessários para superar seus desafios se querem manter sua competitividade no mercado.

gestão de logística com o uso da tecnologia

Nesta leitura, você entenderá quais são alguns dos principais desafios da gestão logística, por quais razões é importante buscar a eficiência nesse processo e, por fim, quais são os benefícios e reflexos práticos da utilização da tecnologia nesse tipo de gestão. Continue a leitura para saber como aumentar o desempenho do seu trabalho!

Quais são os principais desafios da gestão de logística para transportadora?

Os principais desafios da gestão logística estão ligados ao transporte, ao pessoal e à gestão. Entenda-os melhor a seguir:

  • roubo de cargas: a falta de segurança aumenta o índice de assaltos e roubos, o que prejudica o transporte de cargas e a integridade dos condutores;
  • condições precárias das vias: isso aumenta as chances de acidentes e desgasta os veículos, elevando em muito os custos com manutenção;
  • tráfego: maior quantidade de tráfego e falta de planejamento de rotas pode causar atrasos nas entregas e até mesmo aumentar a possibilidade de acidentes;
  • profissionais qualificados: motoristas capacitados minimizam chance de acidentes, garantem entrega mais ágil e se engajam melhor com a equipe, mas são difíceis de serem encontrados no mercado;
  • altos custos: os preços dos combustíveis e das peças para manutenção dos veículos é elevado, o que costuma pressionar as margens de lucro das transportadoras;
  • preços de frete: há uma defasagem no valor do frete e aumento dos custos simultaneamente, o que também exerce uma pressão negativa sobre as margens de lucro das transportadoras;
  • concorrência: trata-se de um ramo bastante concorrido, no qual muitos dos concorrentes estão se modernizando para aumentar sua competitividade, portanto é fundamental que a empresa busque inovações para aumentar a sua eficiência;
  • complexidade: a atividade da gestão é bastante complexa, envolvendo controle da frota e do pessoal, o planejamento de rotas, controle das contas, dos recursos etc.

Por que é essencial investir em uma gestão de logística mais eficiente?

Muitos gestores se preocupam apenas com as vendas e negociações com clientes, porém uma gestão eficiente pode ser o que o seu negócio precisa para equilibrar suas contas, aumentar os lucros e criar diferenciais competitivos. Veja abaixo alguns exemplos de como uma boa gestão de logística pode impactar o seu negócio.

Evitar erros

Uma transportadora realiza um grande número de operações bastante complexas, e elas exigem muita precisão e dedicação dos colaboradores. Um exemplo é o cálculo de frete, que envolve peso, dimensões, categoria do produto, peculiaridades do destinatário, pedágios e taxas, custos pós-envio etc.

Muitos erros gerenciais, por menores que sejam, podem causar grandes prejuízos à empresa. Erros no cálculo do frete, por exemplo, podem fazer com que a transportadora pague para prestar um serviço. Por outro lado, uma boa gestão deixará claro qual o valor do frete necessário para conseguir ter uma boa margem de lucro.

Otimizar processos

As atividades de gestão ocupam bastante tempo dos colaboradores, já que é preciso coletar várias informações, garantir que elas estejam corretas e relacioná-las. Uma gestão eficiente envolve o aumento de velocidade na execução desse tipo de atividade e outras operações burocráticas.

Melhorar os resultados

A boa gestão traz economia nos custos, reduz tempo para realizar atividades, minimiza riscos, aumenta a produtividade dos colaboradores, os lucros e maximiza a satisfação dos clientes. Consequentemente, a empresa pode estabelecer metas mais ambiciosas e conquistar melhores resultados.

Baixe grátis e-Book Guia Prático para Gestão de Frota em Transportadoras

Como a tecnologia auxilia na gestão de logística para transportadora?

Com um bom e completo software TMS, todos os desafios listados são amenizados e são capazes de tornar a gestão mais eficiente. Entenda como a tecnologia auxilia nessa gestão.

Economia de tempo

Com a tecnologia, várias das atividades burocráticas poderão ser automatizadas e otimizadas. Dessa forma, a economia de tempo é conquistada de várias formas:

  • geração rápida de relatórios: dados do negócio são gerados e disponibilizados de forma instantânea;
  • cálculo de fretes: o programa considera todos os fatores que impactam no valor do frete e realiza os cálculos automaticamente, conforme tabelas e parâmetros estabelecidos pela empresa;
  • controle de frotas: facilita a gestão da sua frota, incluindo cronograma de manutenção das peças, do veículo, rodízio de pneus, custos e mais;
  • emissão de documentos: emissão de CTe e MDFe, RPA / Contratos de Frete, CIOT, e outros documentos de forma ágil e fácil.

Um software processa um grande volume de dados em um curto período de tempo e ajuda a evitar erros de cálculos. Isso permite que os colaboradores se concentrem nas atividades mais estratégicas do negócio, como negociações, contratos, atendimento ao cliente e expansão da transportadora.

Maior controle

Como a quantidade de dados gerada por um negócio do ramo logístico é muito grande, é praticamente impossível realizar o acompanhamento e controle de todos os processos de forma manual. A falta de controle gera desequilíbrio das contas, desorganização na manutenção, nas cobranças dos clientes, no cumprimento das obrigações fiscais (gerando multas), excesso de gastos de materiais etc.

Porém, uma plataforma digital de gestão automatiza diversas atividades da gestão operacional, financeira, comercial e de frota. Todas as informações serão fornecidas de forma clara e objetiva ao gestor, permitindo controle amplo em todas essas áreas.

Integração dos setores

A integração consiste em aproveitar as informações geradas por cada setor para agilizar a operação nos demais setores da empresa, graças ao fato de o sistema operar todo em uma única plataforma. Assim, o fluxo de informação será fluido e a troca de dados acontecerá em tempo real.

Um exemplo desta integração é quando ocorre uma alteração no valor do frete e o sistema atualizará imediatamente as projeções de lucros nos relatórios financeiros da empresa.

Redução de custos

Um dos principais benefícios adquiridos é a redução de custos do negócio. Isso é obtido a partir da:

  • minimização de desperdícios;
  • elevação da produtividade;
  • maior agilidade na realização das operações;
  • redução de erros e retrabalho;
  • diminuição de riscos de acidentes;
  • aumento da vida útil dos veículos (obtido com maior controle da manutenção);
  • entre outras formas de economia.

Diferencial competitivo

Todas as vantagens apontadas melhoram a tomada de decisões e geram diferenciais competitivos para a transportadora. Ela conseguirá oferecer serviços com maior agilidade e qualidade, oferecer preços menores, expandir sua área de atuação, efetuar melhores atendimentos etc.

Qual o primeiro passo para implementar a tecnologia na transportadora?

O primeiro passo é procurar por um software especializado para atender as necessidades de uma transportadora. É importante que a tecnologia envolva a gestão operacional e financeira, a emissão de CTe, o controle de frotas e a área comercial. Recomenda-se que a empresa contratada ainda:

  • ofereça suporte especializado;
  • tenha experiência de mercado comprovada;
  • atenda em todos os estados brasileiros;
  • forneça um sistema web em nuvem, assim ele pode ser acessado de qualquer lugar e por diferentes dispositivos, como computador, tablet e smartphone.

Porém, um dos aspectos mais difíceis na implementação de inovações em logística consiste na mudança cultural da própria empresa. É preciso que os colaboradores e gestores estejam abertos às novidades e aceitem utilizar a tecnologia para ajudar em suas rotinas.

Emissor de CTe com CIOT e EDI

Investir em uma tecnologia desenvolvida especialmente para a gestão de logística para transportadora é fundamental na superação dos desafios, geração de diferenciais competitivos e crescimento no mercado.

Entre em contato conosco e conheça as melhores soluções para garantir a eficiência na gestão logística da sua empresa!

Avalie este artigo


Veja também

Deixar comentários