Monitoramento de frota: por que é importante e como contribui para o negócio?

O setor de transportes está cada vez mais atraente para os empreendedores, o que significa que há muitos concorrentes no mercado competindo pelos mesmos clientes. Para manter sua empresa presente e com uma boa vantagem competitiva há apenas um caminho: apresentar soluções que gerem valor ao serviço prestado.

Por esse motivo, adotar o monitoramento de frota é tão importante, afinal, acompanhar as atividades de transporte é o elo entre a empresa prestadora do serviço e seus clientes. Ao criar essa ligação, a empresa está proporcionando valor e aumentando sua vantagem competitiva, pois fornecerá informações de forma rápida, eficaz e precisa.

Quer descobrir qual a importância do monitoramento de frota para seu negócio? Continue lendo e saiba mais!

Qual é a importância do monitoramento de frota?

Quando tratamos deste assunto, a primeira coisa que vem à cabeça é o acompanhamento de cargas. Porém, essa ferramenta é diferente de um rastreador.

O monitoramento acompanha não apenas a carga, mas todo o desempenho dos veículos durante os fretes prestados e, por esse motivo, é essencial que as empresas o implementem. ​

Abaixo relacionamos alguns pontos que evidenciam a importância do monitoramento para a sua empresa:

Aumento da praticidade

Para ser competitivo é preciso gerenciar o tempo, de modo que as atividades sejam desempenhadas eficientemente e no menor prazo possível.

Isso acontece quando as empresas oferecem aos seus colaboradores ferramentas que auxiliam na execução das tarefas. O monitoramento de frotas faz o papel de facilitador das atividades, deixando o dia a dia mais prático.

Além disso, a praticidade também está em ter as informações de forma rápida — e onde quer que o gestor esteja — permitindo o monitoramento por meio do celular, tablet ou computador.

Melhor controle e organização

Para que o resultado da empresa seja o melhor possível, é preciso que os gestores tenham controle das operações e que estas sejam organizadas de forma padrão.

Quando se tem o controle, as ações emergenciais diminuem, visto que os processos estão ajustados conforme o planejamento. Ou seja, o veículo está dentro dos parâmetros e ajustado para as operações.

Melhor otimização de processos

Otimização está relacionada com processos enxutos, menores custos e gastos equilibrados. O monitoramento de frota possibilita ao gestor que otimize ao máximo cada frete.

Por meio da análise do desempenho do veículo a cada frete, o gestor poderá levantar as ações necessárias para que os gargalos sejam eliminados, otimizando a operação.

Auxílio na tomada de decisões

Além disso, o monitoramento de frota entrega ao gestor diversos tipos de informação, não apenas o rastreamento do veículo. Entre elas, podemos destacar: o seu desempenho, o histórico de consumo de combustível, as falhas detectadas, etc.

Com todas essas informações, os gestores têm dados precisos que auxiliam no planejamento e na tomada de decisões da empresa, como o momento ideal para novos treinamentos dos motoristas ou a decisão de renovar a frota, por exemplo.

Assistência na definição de estratégias

Uma empresa precisa ter um planejamento estratégico que guie seus caminhos e suas tomadas de decisões. Para se definir onde a empresa quer chegar, são necessárias informações realistas sobre a situação atual do negócio.

O monitoramento de frota vai ajudar no fornecimento dessas informações, que ajudarão o gestor a enxergar os gargalos, as fontes de custos mais elevados e o potencial de crescimento da empresa de acordo com os serviços prestados.

Quais são os principais benefícios do monitoramento de frota para o negócio?

Redução de custos

Com o monitoramento de frota, a empresa pode deixar seus processos mais enxutos, diminuindo assim os custos gerais de cada transporte realizado.

O monitoramento de frotas acompanha todas as informações geradas por serviço prestado, o que faz com que o motorista dirija de forma mais consciente, reduzindo principalmente os custos com combustível.

Aumento da produtividade

O monitoramento vai fazer com que o tempo gasto com o levantamento de dados seja otimizado. Os responsáveis pelas análises de desempenho terão dados precisos na palma da mão.

Assim, os dados serão mais confiáveis e qualquer problema pode ser detectado e resolvido mais rapidamente. Nesse contexto, a equipe pode trabalhar a todo vapor para alcançar a satisfação do cliente.

Melhoria da eficiência

O monitoramento de frotas é uma ferramenta que tem como objetivo ser um auxílio nas atividades diárias de uma transportadora.

Assim, os colaboradores podem melhorar a eficiência das atividades desempenhadas, pois os dados levantados são mais confiáveis e precisos, o que elimina qualquer tipo de retrabalho dentro da operação.

Elevação da lucratividade

O monitoramento da frota eleva a lucratividade não apenas por reduzir os custos, mas também por ajudar a empresa no controle das operações, evitando despesas desnecessárias como, por exemplo, a manutenção corretiva.

Além disso, aumenta a satisfação do cliente. E, como todos sabem, um cliente feliz representa marketing gratuito para a empresa, o que resulta em maior lucratividade.

Aprimoramento do nível dos serviços

A qualidade é um dos fatores que mais influencia na escolha do cliente, que quer que suas entregas sejam feitas no prazo acordado e de forma íntegra, sem avarias.

O monitoramento de frotas traz precisão ao serviço prestado. Com essa ferramenta, qualquer situação fora do planejado será tratada de forma mais assertiva e os problemas serão solucionados rapidamente.

No caso de imprevistos, o cliente terá as respostas que necessita de forma rápida, sem necessidade de longas esperas. Isso tudo aumenta a qualidade do serviço prestado.

Para que todos os benefícios listados sejam atingidos e possam aumentar o potencial da empresa, é fundamental que um bom software de gestão de frotas seja escolhido, pois o sistema reduz o trabalho manual e aumenta a precisão dos processos internos, já que possibilita coletar muitos dados por meio da integração com rastreadores dos caminhões, e também por meio de aplicativos específicos.

Estar dentro dos parâmetros do setor é essencial para que a empresa consiga se manter no mercado. Entretanto, o objetivo de qualquer negócio não deve ser apenas o de sobrevivência, mas sim o de crescimento.

Gerar valor ao cliente proporcionando sua satisfação, é fator substancial para qualquer empresa que queira criar uma vantagem competitiva. O monitoramento de frota pode ser o primeiro passo para que a sua empresa cresça e se diferencie no mercado.

Gostou do conteúdo? Está pensando em implementar um sistema de frotas na sua empresa? Então peça uma demonstração gratuita do Software de Gestão de Frotas da Datamex e descubra como aumentar o seu potencial!

Avalie este artigo

5/5 - (1 vote)

Avalie este artigo

Posts Relacionados