Monitoramento de frota: por que é importante e como contribui para o negócio?

Publicado por Fábio Cunha em Gestão de Frota, Transporte.

O setor de transportes está cada vez mais atraente para os empreendedores, o que significa que há muitos concorrentes no mercado competindo pelos mesmos clientes. Para manter sua empresa presente e com uma boa vantagem competitiva há apenas um caminho: apresentar soluções que gerem valor ao serviço prestado.

Por esse motivo, adotar o monitoramento de frota é tão importante, afinal, acompanhar as atividades de transporte é o elo entre a empresa prestadora do serviço e seus clientes. Ao criar essa ligação, a empresa está proporcionando valor e aumentando sua vantagem competitiva, pois fornecerá informações de forma rápida, eficaz e precisa.

monitoramento de frota

Quer descobrir qual a importância do monitoramento de frota para seu negócio? Continue lendo e saiba mais!

Qual é a importância do monitoramento de frota?

Quando tratamos deste assunto, a primeira coisa que vem à cabeça é o acompanhamento de cargas. Porém, essa ferramenta é diferente de um rastreador.

O monitoramento acompanha não apenas a carga, mas todo o desempenho dos veículos durante os fretes prestados e, por esse motivo, é essencial que as empresas o implementem. ​

Abaixo relacionamos alguns pontos que evidenciam a importância do monitoramento para a sua empresa:

Aumento da praticidade

Para ser competitivo é preciso gerenciar o tempo, de modo que as atividades sejam desempenhadas eficientemente e no menor prazo possível.

Isso acontece quando as empresas oferecem aos seus colaboradores ferramentas que auxiliam na execução das tarefas. O monitoramento de frotas faz o papel de facilitador das atividades, deixando o dia a dia mais prático.

Além disso, a praticidade também está em ter as informações de forma rápida — e onde quer que o gestor esteja — permitindo o monitoramento por meio do celular, tablet ou computador.

Melhor controle e organização

Para que o resultado da empresa seja o melhor possível, é preciso que os gestores tenham controle das operações e que estas sejam organizadas de forma padrão.

Quando se tem o controle, as ações emergenciais diminuem, visto que os processos estão ajustados conforme o planejamento. Ou seja, o veículo está dentro dos parâmetros e ajustado para as operações.

Melhor otimização de processos

Otimização está relacionada com processos enxutos, menores custos e gastos equilibrados. O monitoramento de frota possibilita ao gestor que otimize ao máximo cada frete.

Por meio da análise do desempenho do veículo a cada frete, o gestor poderá levantar as ações necessárias para que os gargalos sejam eliminados, otimizando a operação.

Auxílio na tomada de decisões

Além disso, o monitoramento de frota entrega ao gestor diversos tipos de informação, não apenas o rastreamento do veículo. Entre elas, podemos destacar: o seu desempenho, o histórico de consumo de combustível, as falhas detectadas, etc.

Com todas essas informações, os gestores têm dados precisos que auxiliam no planejamento e na tomada de decisões da empresa, como o momento ideal para novos treinamentos dos motoristas ou a decisão de renovar a frota, por exemplo.

Assistência na definição de estratégias

Uma empresa precisa ter um planejamento estratégico que guie seus caminhos e suas tomadas de decisões. Para se definir onde a empresa quer chegar, são necessárias informações realistas sobre a situação atual do negócio.

O monitoramento de frota vai ajudar no fornecimento dessas informações, que ajudarão o gestor a enxergar os gargalos, as fontes de custos mais elevados e o potencial de crescimento da empresa de acordo com os serviços prestados.

Baixe grátis e-Book Guia Prático para Gestão de Frota em Transportadoras

Quais são os principais benefícios do monitoramento de frota para o negócio?

Redução de custos

Com o monitoramento de frota, a empresa pode deixar seus processos mais enxutos, diminuindo assim os custos gerais de cada transporte realizado.

O monitoramento de frotas acompanha todas as informações geradas por serviço prestado, o que faz com que o motorista dirija de forma mais consciente, reduzindo principalmente os custos com combustível.

Aumento da produtividade

O monitoramento vai fazer com que o tempo gasto com o levantamento de dados seja otimizado. Os responsáveis pelas análises de desempenho terão dados precisos na palma da mão.

Assim, os dados serão mais confiáveis e qualquer problema pode ser detectado e resolvido mais rapidamente. Nesse contexto, a equipe pode trabalhar a todo vapor para alcançar a satisfação do cliente.

Melhoria da eficiência

O monitoramento de frotas é uma ferramenta que tem como objetivo ser um auxílio nas atividades diárias de uma transportadora.

Assim, os colaboradores podem melhorar a eficiência das atividades desempenhadas, pois os dados levantados são mais confiáveis e precisos, o que elimina qualquer tipo de retrabalho dentro da operação.

Elevação da lucratividade

O monitoramento da frota eleva a lucratividade não apenas por reduzir os custos, mas também por ajudar a empresa no controle das operações, evitando despesas desnecessárias como, por exemplo, a manutenção corretiva.

Além disso, aumenta a satisfação do cliente. E, como todos sabem, um cliente feliz representa marketing gratuito para a empresa, o que resulta em maior lucratividade.

Aprimoramento do nível dos serviços

A qualidade é um dos fatores que mais influencia na escolha do cliente, que quer que suas entregas sejam feitas no prazo acordado e de forma íntegra, sem avarias.

O monitoramento de frotas traz precisão ao serviço prestado. Com essa ferramenta, qualquer situação fora do planejado será tratada de forma mais assertiva e os problemas serão solucionados rapidamente.

No caso de imprevistos, o cliente terá as respostas que necessita de forma rápida, sem necessidade de longas esperas. Isso tudo aumenta a qualidade do serviço prestado.

Para que todos os benefícios listados sejam atingidos e possam aumentar o potencial da empresa, é fundamental que um bom software de gestão de frotas seja escolhido, pois o sistema reduz o trabalho manual e aumenta a precisão dos processos internos, já que possibilita coletar muitos dados por meio da integração com rastreadores dos caminhões, e também por meio de aplicativos específicos.

Estar dentro dos parâmetros do setor é essencial para que a empresa consiga se manter no mercado. Entretanto, o objetivo de qualquer negócio não deve ser apenas o de sobrevivência, mas sim o de crescimento.

Gerar valor ao cliente proporcionando sua satisfação, é fator substancial para qualquer empresa que queira criar uma vantagem competitiva. O monitoramento de frota pode ser o primeiro passo para que a sua empresa cresça e se diferencie no mercado.

Software de Gestão de Frotas

Gostou do conteúdo? Está pensando em implementar um sistema de frotas na sua empresa? Então peça uma demonstração gratuita do Software de Gestão de Frotas da Datamex e descubra como aumentar o seu potencial!

Avalie este artigo


Veja também

Deixar comentários