Logística integrada: saiba como implantar esse conceito na sua transportadora

Em decorrência de boa parte dos avanços tecnológicos e da atual competitividade das empresas, as transportadoras precisaram se adaptar às necessidades do mercado, tornar seus processos mais ágeis, econômicos, com maior qualidade e fornecer melhor experiência ao cliente. É diante desse cenário que a logística integrada se destaca como diferencial competitivo.

Esse é um conceito que pode ser aproveitado pelas transportadoras para que consigam potencializar seu desenvolvimento. Assim, preparamos este artigo, no qual explicaremos o que exatamente é esse termo, como montar um plano de logística integrada e aplicá-lo. Então, continue a leitura!

O que é logística integrada?

Tempos atrás, a logística se limitava às atividades relacionadas ao armazenamento e transporte de carga, mas com a evolução do mercado de transportes, o ramo se ampliou e, hoje, há diversas variáveis dentro do negócio. Isso ocorreu pelo fato de existir maior necessidade de interagir com os fornecedores, clientes, suprimentos etc.

É graças ao avanço tecnológico que foi possível realizar a interação, pois consegue-se definir e desempenhar a atividade de forma mais ágil e eficiente. A partir dessa lógica, pode-se conceituar a logística integrada como a integração de todos os processos que se relacionam com o transporte, desde a pré-produção do produto — como a compra de matérias e relacionamento com fornecedores — até a entrega efetiva da mercadoria ao cliente.

Isso garante uma ampla gama de benefícios à empresa, gerando vantagens competitivas. Faz-se importante saber que o conceito está intrinsecamente ligado à gestão de processo, o que torna necessário aprimorar a comunicação interna e utilizar ferramentas digitais para monitorar essa interatividade.

Quais são os principais benefícios da logística integrada para transportadora?

Organização de processos

Quanto mais pessoas e departamentos estão envolvidos no procedimento, maior será a sua complexidade e mais elevados serão os riscos.

Na logística integrada, é importante que todos os processos estejam organizados e alinhados, fazendo com que o fluxo de informações seja harmônico e constante. Por isso, torna-se relevante adotar controles complementares com a finalidade de detectar falhas e realizar melhorias nos processos envolvidos.

Uma das formas mais inteligentes de garantir isso e organizar os procedimentos é investindo em sistemas de gestão. Essa tecnologia faz com que os colaboradores acessem a mesma plataforma, permitindo que os diferentes departamentos, como o financeiro, operacional, contábil e fiscal, sejam integrados. Assim, os processos seguem os mesmos ritos, têm melhor comunicação, menos erros, e evitam retrabalho.

Agilidade na área de produção

Graças a um sistema de logística integrado, os diferentes setores da empresa terão mais agilidade em seus processos. Isso ocorre devido a maior previsibilidade das etapas, o que torna a adaptação mais veloz perante o aumento repentino de demandas, por exemplo.

A comunicação estratégica desenvolvida entre as etapas também tornará a tomada de decisões mais ágil, pois o gestor terá uma visão geral de toda a cadeia logística. Ainda, as pessoas se envolvem mais e assim evitam interrupções por falta de informações de outras fases ou falha de sincronia entre colaboradores. Isso poupa o tempo necessário para estudar o processo e chegar a decisões mais vantajosas.

Redução de custos logísticos

Como o gestor conseguirá gerenciar os processos de uma forma integrada, será viabilizada uma estrutura mais eficiente das fases de armazenamento, distribuição e circulação de cargas. O que evita que se sofra com erros.

A visão estratégica e ampla permite que o planejamento operacional seja feito para obtenção custos reduzidos, pois se cria um ambiente mais produtivo e eficiente, no qual inconsistências e falhas são mais raras. Ressalta-se também que as etapas têm a função de otimizar os processos e reduzir custos com desperdício de recursos simultaneamente.

Aumento da lucratividade

Com os benefícios explicados, torna-se plenamente viável ampliar a lucratividade da transportadora. O método de produção seguido pelos gestores também proporciona uma melhoria na qualidade do serviço oferecido, assim, a busca pela marca e as taxas de conversão são elevadas, o que diminui perdas de produtos e aumenta os lucros.

Com a ajuda de um software de gestão, também são concedidas funcionalidades que aprimoram a gestão financeira, da frota, do operacional e outras formas de administração, o que beneficia ainda mais os ganhos.

Novas oportunidades de negócio

A integração e o gerenciamento da cadeia logística é uma necessidade crescente no meio industrial e comercial, e as transportadoras e operadores logísticos que investirem em se estruturar para prestarem serviços de logística integrada podem passar a prestar serviços de maior valor agregado aos seus clientes, fugindo da guerra de preço pelos fretes com margens cada vez mais apertadas.

Como montar um plano de logística integrada?

Para desenvolver um plano de logística integrada, é preciso planejar e implementar mecanismos que permitam realizar o controle de todo o fluxo logístico, possibilitando a organização e coordenação de uma série de tarefas. Também, é necessário determinar precisamente quais serão as atividades a serem realizadas, as pessoas físicas e jurídicas envolvidas, seus respectivos responsáveis e indicadores de desempenho.

Com o objetivo de auxiliá-lo no desenvolvimento desse plano, a seguir listamos e explicamos como se pode dividir o procedimento!.

Fluxo de materiais

Essa área é responsável pelo fluxo de matérias-primas na empresa, por exemplo, ele será responsável por tratar do relacionamento com os fornecedores, bem como assegurar as compras e a estocagem dos materiais. Os colaboradores incumbidos do setor devem negociar os melhores preços, providenciar o transporte para buscar os materiais, organizar o armazenamento e garantir que tudo esteja em bom estado.

Também, será buscado o aproveitamento desses materiais, a minimização de desperdícios e controle de estoque, que deve estar sempre disponível para o trabalho. Isso garantirá ao negócio o controle do tempo de entrega, evitando atrasos no procedimento.

Circulação das matérias-primas

Quando a matéria-prima chegam ao estabelecimento, a responsabilidade passa a ser da área de circulação de materiais. A sua função é fornecer insumos que auxiliem o processo de produção de forma generalizada, garantindo que não ocorram atrasos na cadeia de produção, desperdícios ou danos.

Transporte e distribuição

Essa é a parte final da sequência dos procedimentos determinados. Essa etapa deve garantir o transporte dos produtos finalizados aos departamentos de distribuição. O resultado poderá ser enviado ao ponto de distribuição ou de forma direta aos pontos de venda, que é onde os produtos serão vendidos diretamente ao cliente final.

Assim como as outras áreas, a de distribuição e transporte deve zelar pela boa condição do produto, sempre garantindo que ele chegue com a devida qualidade ao cliente.

Gerenciamento e controle logístico

O bom andamento dos processos e uma boa prestação de serviços de logística integrada dependem em muito de um eficiente processo de monitoramento e controle de cada etapa, o que pode ser obtido com maior facilidade através das seguintes medidas:

  • Desenho dos processos, suas fases e definição de responsáveis
  • Definição dos KPIs – Indicadores de Desempenho em cada etapa dos processos
  • Designação de um gerente de contas para ser o responsável pelo relacionamento e gestão de cada cliente
  • Emprego de sistemas de gestão logística (TMS / WMS)
  • Implantação de Painéis de Indicadores de Desempenho – KPIs Logísticos
  • Estabelecimento de processo de envio automático de informações de acompanhamento (followup) de status de cargas aos clientes via sistema

Conclusão

Ao observar esse processo, percebe-se que a logística integrada pode trazer oportunidades de negócio para as transportadoras ampliarem o seu portfólio de serviços prestados, já que ela é uma evolução nos procedimentos normalmente trabalhados nas transportadoras. O conceito trabalha a logística de uma forma mais ampla, eficiente e otimizada, aprimorando todos os seus pontos relacionados.

Por fim, cabe destacar que a logística integrada está intimamente ligada com o conceito moderno de logística 4.0, para o qual temos um artigo especialmente preparado para que você entenda o que é logística 4.0 e como aplicar na sua empresa.

Achou esta publicação útil e acredita que algum colega pode aproveitar de seu conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais preferidas!

[rock-convert-cta id=”1207″]

Avalie este artigo

5/5 - (6 votes)

Avalie este artigo

Posts Relacionados