fbpx

Sistema de controle de estoque: Conheça as vantagens deste sistema para a sua transportadora

Publicado por Fábio Cunha em WMS.

Fazer uma gestão dos armazéns e depósitos de uma transportadora é fundamental para o bom funcionamento de suas operações logísticas e para atender melhor os seus clientes. No entanto, esse trabalho não se resume a apenas a realização de inventários periódicos ou de simples contagens dos itens que entram e saem de suas prateleiras e posições porta pallet.

Por isso, um sistema de controle de estoque pode ser a solução que falta em sua empresa, que servira como base de um trabalho muito mais amplo e eficiente nas suas operações de armazenagem.

Quer entender melhor como esses sistemas funcionam e porque é tão importante implementá-los em suas operações? Então, continue a leitura e tome nota das dicas que preparamos a seguir. Podemos começar?

Como funciona um sistema de controle de estoque?

Como dissemos, a gestão de estoque já deixou de ser uma atividade meramente operacional e passou a ser considerada como parte direta da estratégia das empresas. Afinal, ela é uma etapa fundamental para garantir a qualidade de seu atendimento, bem como a saúde financeira de seu negócio.

Portanto, contar com um sistema de controle de estoque, hoje, é mais do que uma necessidade, mas também um diferencial para melhorar e modernizar suas operações logísticas.

Um bom software deve englobar funções que dizem respeito ao controle das mercadorias, como cadastro dos itens, clientes, transportadoras, volumes, tipos de SKU, previsões, alertas de reposição, montagem de mapas, guia de movimentação dos produtos, relatórios de movimentação e inventário e muitas outras.

Em geral, essa tecnologia funciona melhor de forma online, já que assim facilita o trabalho, tanto dos gestores, como das equipes, pois todos podem realizar ações e monitorá-las a qualquer hora e de qualquer lugar.

Qual o melhor tipo de sistema de controle de estoque?

Hoje, há uma infinidade de soluções disponíveis no mercado. No entanto, indiscutivelmente, quando o assunto é armazenagem, um bom software WMS (Warehouse Management System) é a solução ideal, pois representa o que há de mais moderno e completo para atender as necessidades de controle deste setor.

Afinal, se trata de uma plataforma com múltiplas funções, desenvolvida para facilitar e agilizar as operações e proporcionar um trabalho de gestão amplo, que engloba o controle e movimentação dos estoques, assim como os seus espaços, SKUs, pedidos, separação, expedição.

Por se tratar de uma atividade complexa, que envolve riscos, custos e operações detalhadas, é fundamental que o WMS seja implementado por profissionais especialistas e com referência no mercado.

Quais as vantagens de um sistema de controle de estoque?

Para mostrar que um WMS é uma solução imprescindível para qualquer transportadora ou operador logístico que precise controlar estoques de mercadorias, separamos as principais vantagens que esse sistema pode proporcionar aos seus negócios. Confira abaixo!

Economia de tempo

Com um sistema de controle de estoque, diferentes processos são agilizados e, consequentemente, há uma economia de tempo em diversas etapas da logística. Para se ter uma ideia melhor, assim que o produto da entrada no armazém, automaticamente ele é registrado no software, por meio de um QR Code ou código de barras, por exemplo.

Ou seja, nada de preenchimentos manuais demorados ou com riscos de dados errados. Além disso, esses dados facilitam também a movimentação interna do estoque, picking, expedição, verificação dos prazos de validades, entre outras inúmeras informações do produto.

Por fim, o sistema de controle de estoque também reduz o tempo de troca de informações. Afinal, qualquer pessoa da equipe pode ter acesso a ele e verificar, por conta própria, as informações de cada produto, em tempo real.

Redução de erros e riscos

Independentemente do tamanho e da variedade do seu estoque, é preciso ter um controle constante, desde o cadastro de cada item até a sua localização dentro do armazém. Não duvidamos que um trabalho manual ou planilhas não possam funcionar nesse trabalho.

A questão é: quanto tempo você gastaria para fazer esse controle, quantas pessoas seriam necessárias para o serviço e qual o nível de segurança das informações geradas?

Indiscutivelmente, o uso da tecnologia se faz mais do que necessário e evitar erros, gargalos e falhas e, ao mesmo tempo, ter rapidez e agilidade nas operações só é possível por meio de ferramentas tecnológicas. A empresa que não acompanha essa tendência está fadada ao atraso e a ter processos lentos e obsoletos.

Redução de custos e perdas

Todo estoque apresenta riscos de perdas, avarias e extravios de mercadorias. Imagine, por exemplo, uma transportadora de alimentos. O controle deve ser rigoroso e seguir métodos específicos, de acordo com datas, lotes e outras informações, a fim de evitar desperdícios e que a validade de determinados lotes de produtos expirem no armazém.

Um sistema de controle de estoque permite controlar e monitorar as mercadorias, conforme as necessidades e especificações dos produtos, validades e prazos, proporcionando, consequentemente, uma redução de custos e um melhor aproveitamento dos itens.

Integração com outros sistemas

Uma das maiores vantagens de um WMS é a sua capacidade de se integrar com outros sistemas, transmitindo informações e dados, em tempo real, para o seu ERP ou sistema de gestão financeira, por exemplo. Isso ajuda na comunicação entre setores diferentes, na segurança de dados mais confiáveis e certeiros, além de ser uma ferramenta de extrema importância para o trabalho do gestor.

Por exemplo, ao efetuar o faturamento, os dados de títulos a receber de cada cliente / depositante de mercadoria já podem ser transmitidos ao financeiro, evitando retrabalho.

Outro exemplo é a recepção de pedidos de separação (picking) que pode ser feita de forma eletrônica através de EDI e Webservices, evitando a redigitação, eliminando retrabalho e agilizando as operações. Tudo online, rápido e seguro!

Praticidade e facilidade para a gestão

O trabalho do gestor, muitas vezes, não se limita somente ao armazém. Por isso, um bom WMS deve ser prático e simples, além de online. Afinal, por se tratar de um software tão relevante para as operações, é imprescindível que seja desenvolvido de forma a permitir o acesso a qualquer hora e em qualquer lugar. Que gestor não estende seus trabalhos para casa, além de sempre precisar viajar?

Nesses momentos, tudo pode ser controlado e monitorado, possibilitando que o profissional tome as devidas decisões, independentemente da sua localização. Além disso, essa praticidade pode ser usada para apresentações aos seus clientes que, inclusive, podem ter acesso via web à parte de seu sistema.

Enfim, independentemente do segmento e tamanho de sua transportadora ou operador logístico, contar com um sistema de controle de estoque é parte fundamental para o crescimento e modernização de sua empresa. Não espere que a concorrência saia na frente e invista no que há de mais moderno e eficiente no mercado.

Gostou do artigo? Conhece outros profissionais de logística que podem se interessar pelas dicas? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e mostre a eles esse conteúdo!

Avalie este artigo

5/5 - (20 votes)