fbpx

ISO 9001, Transqualit e SASSMAQ – Conheça as Certificações para Transportadoras

Publicado por Fábio Cunha em Qualidade, Transporte.

As certificações para transportadoras são instrumentos importantes e eficazes para empresas que buscam se destacar da concorrência através do cumprimento de determinadas exigências e critérios estipulados por entidades da saúde, segurança do trabalho, qualidade, meio ambiente, direitos dos consumidores, entidades certificadoras, entre outras.

Elas podem trabalhar na certificação sobre a qualidade do serviço, instalações, processos, sistema de gestão aplicado, dentre outros aspectos da organização.

Conquistar essas certificações é muito vantajoso para qualquer empresa que queira expandir sua presença no mercado e conquistar grandes embarcadores.

Infelizmente, não são todos os empreendedores que dão a devida importância ao assunto, seja por não entenderem o processo de certificação, seja por não conhecerem seus benefícios.

Neste artigo, vamos mostrar as vantagens das certificações para as empresas de transporte, além de fornecer orientações para implementar as mais importantes certificações do ramo. Boa leitura!

A importância das Certificações para Transportadoras

Nas transportadoras e operadores logísticos, as certificações vão ajudar a comprovar para o mercado que a empresa está estruturada e organizada para garantir que o serviço seja prestado de maneira segura, rápida, eficiente e com qualidade.

Qualquer que seja a modalidade do transporte — por vias terrestres, marítimas ou aéreas —, os processos de entrega, coleta, movimentação e descarga podem ser perigosos, principalmente quando há envolvimento de produtos químicos.

Além de causar danos ao meio ambiente, a ocorrência de acidentes pode prejudicar a saúde e a integridade física dos seus colaboradores. Isso pode trazer consequências onerosas ou fazer com que a carga seja perdida ou danificada. Ambas situações podem causar grandes prejuízos para a empresa, principalmente no que tange o desgaste da sua imagem junto ao mercado.

Uma das melhores formas de evitar problemas é obter as certificações para empresas de transporte. E cabe destacar que elas não são simples papéis entregues por entidades certificadoras, para se certificar, a sua organização passará por um rigoroso processo de auditoria. Esse procedimento estabelecerá requisitos para que tudo seja planejado, executado, avaliado e melhorado permanentemente.

As mudanças aplicadas no seu negócio podem tornar os serviços mais seguros, eficazes e organizados. Isso ajuda a manter seu negócio mais competitivo, pois minimiza a probabilidade de acidentes, diminui custos, reduz o tempo necessário nos processos, aumenta a produtividade e passa maior credibilidade para o mercado.

Emissor de CTe com CIOT e EDI

Transmissão de credibilidade

Essa é uma das principais vantagens das certificações para transportadoras: elas mostram que seus serviços são de qualidade e transmitem segurança aos clientes e ao governo.

O cliente saberá que os serviços prestados obedecem rígidos padrões de qualidade estabelecidos pelas normas. Desse modo, estará tranquilo em contratar a sua marca, o que facilita a decisão de compra, e muitas vezes pode ser o fator decisivo entre procurar a sua transportadora ou outra que não possua a certificação.

Por fim, seu negócio evitará maiores problemas com órgãos fiscalizadores do governo, pois as exigências das certificações incluem medidas de segurança, preservação do meio ambiente, saúde dos colaboradores e adequação às demais normas fiscais e legais vigentes no país.

São três as principais certificações que ajudam a obter os benefícios explicados: ISO 9000 / ISO 9001, Transqualit e SASSMAQ. A seguir, apresentaremos os detalhes de cada um.

Normas da Série ABNT NBR ISO 9000

Trata-se de um conjunto de normas criadas pela International Organization for Standardization (ISO). No português, esse nome se traduz para Organização Internacional de Padronização, e no Brasil a norma é chamada ABNT NBR ISO 9000.

Essa entidade criou uma série composta por várias normas técnicas que estabelecem padrões para aumentar a qualidade e certificar um sistema de gestão. Algumas delas são:

ISO 9001

A norma ABNT NBR ISO 9001:2015 é a norma na qual se faz a certificação da série ISO 9000. Nela são estabelecidos os requisitos do SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade, para adequação dos processos de trabalho da empresa que busca passar pelo processo de certificação;

ISO 9004

Prevê os fatores administrativos, humanos e técnicos que podem afetar a qualidade do serviço. Sua função é contribuir para o aumento da satisfação do cliente e para a melhoria contínua do SGQ;

ISO 19011

Esta é considerada uma norma guia para a condução das auditorias internas, para conferir as práticas de gerenciamento do negócio e preparar a empresa para passar na auditoria externa e obter a certificação.

Há outras normas ISO dentro dessa certificação, porém, nem todas são úteis para empresas de transporte. A ISO 9002, por exemplo, é destinada aos processos industriais.

É necessário contratar uma empresa de consultoria especializada no tema ou organizar uma equipe de profissionais para realizar a adaptação da organização para que a mesma entre em conformidade com as normas escolhidas.

Para obter a certificação em si, é preciso que sua empresa atenda a requisitos mínimos estabelecidos e que seja realizada uma auditoria interna por profissionais qualificados e posteriormente uma auditoria externa feita por uma empresa certificadora, a qual após certificar que a sua empresa está atendendo os requisitos irá lhe conceder o certificado publicamente reconhecido.

Confira as etapas necessárias para alcançar esse objetivo:

  • adquira um exemplar da norma junto a ABNT;
  • trabalhe a cultura organizacional em sua empresa demonstrando a importância da qualidade, do engajamento de todos na conquista dos certificados e incentivando as mudanças na companhia;
  • determine o método de implementação e a equipe responsável por fazê-la;
  • diagnostique e planeje as mudanças;
  • adeque os seus processos de acordo com os requisitos da norma;
  • realize uma auditoria interna para averiguar se as adequações estão de acordo com os requisitos;
  • contrate uma auditoria especializada para receber a certificação.

Transqualit

Essa certificação tem como base a ISO 9000 e também aglomera um conjunto de normas técnicas. No entanto, é voltada para empresas do segmento de transporte de cargas e logística.

A norma foi desenvolvida pela ABNT, Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) e Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística) e recebe o nome de NBR 14884. Seu objetivo é garantir a qualidade em toda a cadeia de entrega aos clientes.

A Transqualit tem validade de um ano, devendo ser renovada anualmente, e é destinada ao transporte em geral; porém, há cargas que necessitam de cuidados especiais. Por essa razão, ela foi dividida em quatro categorias:

  • Transqualit Green: destinada a produtos que apresentam risco ao meio ambiente, saúde e segurança;
  • Transqualit Frigo: diz respeito ao transporte frigorificado ou que necessita de controle da temperatura;
  • Transqualit Farma: dispõe sobre o transporte de produtos farmacêuticos;
  • Transqualit Aéreo: relaciona-se ao transporte de carga aérea.

Para obtê-la, a empresa de transporte deve contratar auditores com conhecimentos técnicos sobre as normas, adequar seus sistemas e procedimentos e requerer uma auditoria externa para recebê-la, conforme passos explicados no tópico anterior.

SASSMAQ

SASSMAQ é uma abreviação para Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, e resume-se em uma avaliação criada pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM), destinada ao ramo logístico.

Essa certificação diz respeito ao transporte de produtos químicos, e seu objetivo é minimizar os riscos envolvidos na distribuição desse tipo de mercadoria. As ferramentas utilizadas para isso são aplicadas de maneira contínua, dessa forma, seus processos serão constantemente aprimorados.

Como se trata de uma carga excepcionalmente perigosa, obter essa certificação trará aos seus clientes a garantia de que o transporte será feito da maneira mais segura possível, o que causa uma impactante valorização na imagem da empresa.

Todas as companhias que são aprovadas no processo de avaliação da SASSMAQ recebem, por adição, a certificação Transqualit Green, pois ambas almejam proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas.

A própria empresa deve implementar uma variedade de práticas exigidas pelo SASSMAQ, requisitar uma auditoria interna de um profissional especializado na certificação e, por fim, receber a avaliação externa de uma instituição certificadora.

É necessário investimento, planejamento e adaptabilidade para obter as certificações para empresas de transporte. Afinal, são chancelas capazes de criar um diferencial competitivo para seu negócio. A credibilidade garantirá destaque no mercado e, consequentemente, aumento de sua lucratividade!

Software de Gestão de Frotas

Outra forma de assegurar o crescimento do empreendimento é realizando o planejamento estratégico em transportes! Confira neste artigo por que fazê-lo!

Avalie este artigo

4.8/5 - (16 votes)