Capacitação de motoristas: quais os principais pontos do processo?

Embora a ascensão das tecnologias, como uma das principais promotoras de competitividade e melhoria das atividades no cenário empresarial, seja o foco dos investimentos de qualquer tipo de negócio na atualidade, existem outras competências que agregam muito valor na prestação dos serviços, e portanto não devem ser negligenciadas.

No setor de logística, por exemplo, a capacitação de motoristas é uma peça-chave para enxugar o orçamento e garantir uma distribuição de mercadorias eficaz. A condição de ter a habilitação exigida, por si só, não quer dizer que a pessoa vai corresponder às expectavas; é preciso treinamento.

Então, para ajudar a esclarecer quais os principais aspectos do processo de qualificação da sua equipe, elaboramos um artigo sobre a importância e as principais metodologias para uma capacitação adequada. Siga a leitura e confira!

Qual é a importância da capacitação de motoristas?

A capacitação dos motoristas tem um papel fundamental no desempenho das tarefas principais de uma transportadora, assim como contribuem diretamente para a satisfação dos clientes.

Isso porque, como mencionado, o fato desses profissionais possuírem a carteira de habilitação própria da categoria, não significa que a sua conduta é pautada em boas práticas e respeito às regras de trânsito e procedimentos operacionais padrão da empresa e dos clientes.

Assim, os treinamentos de capacitação são importantes para conscientizar os motoristas, educá-los quanto à melhor utilização dos veículos e a prioridade do controle de riscos.

A padronização de comportamento entre esses colaboradores reflete diretamente na redução dos custos operacionais da empresa, tendo em vista que proporcionam:

  • menor desgaste dos veículos;
  • menor número de acidentes;
  • maior eficiência na entrega;
  • menor incidência de multas.

Enfim, é um investimento que tem repercussão positiva tanto para o caixa da empresa, quanto para a sua imagem no mercado e satisfação dos clientes.

Quais são as formas mais adequadas de capacitação?

Testes com simuladores

Os treinamentos em simuladores representam uma excelente fonte de capacitação para que os motoristas saibam utilizar o seu instrumento de trabalho de maneira correta e segura.

Com essa ferramenta é possível recriar situações semelhantes às vividas na estrada, dando oportunidade de o profissional aperfeiçoar suas habilidades, entender as condutas mais seguras antes de passar pela situação na prática.

Os simuladores são personalizáveis a diversos modelos de veículos, e além dos procedimentos de segurança, também promovem as condições para uma direção econômica.

Para oferecer esse tipo de treinamento, a transportadora pode tanto desenvolver o seu próprio sistema, quanto contratar de uma empresa especializada.

Técnicas de direção defensiva

Os cursos de direção defensiva têm por objetivo preparar o motorista para lidar com condições adversas nas estradas, sempre pensando nas suas limitações e, igualmente, nas do veículo.

Esse tipo de capacitação engloba aulas práticas e teóricas. A ideia é que com a eliminação de costumes inadequados, ou até mesmo a falta de experiência, os índices de acidentes por negligência ou falta de competência sejam reduzidos.

Cuidados com o meio ambiente

O perfil de direção do motorista repercute em fatores que vão muito além da segurança, da redução de custos para a empresa, ou ainda da eficiência na prestação do serviço.

A forma como os motoristas conduzem os caminhões também representará maiores ou menores impactos ao meio ambiente.

O simples ato de abusar do acelerador e precisar fazer freadas bruscas aumentam, significativamente, a quantidade de poluentes emitidos, o desgaste dos pneus e demais peças, além disso, a queima de combustível é muito maior quando não há uma direção consciente neste sentido.

Nesse contexto, é importante mencionar o Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente, e Qualidade (SASSMAQ) — uma certificação voltada para a qualificação no transporte de produtos químicos.

O SASSMAQ não é uma condição obrigatória em lei, mas conforme o ramo de atuação da empresa,  representa um diferencial competitivo e licencia os condutores para trabalhar com esse tipo de carga e a atender os embarcadores que a exigem.

Gestão de riscos

O gerenciamento de riscos não deve ser encarado como uma responsabilidade exclusiva dos gestores e empresas do ramo. Quando os motoristas são preparados, eles conseguem reconhecer e controlar os eventuais riscos que podem surgir durante o transporte de cargas, evitando sinistros e situações inconvenientes para sí mesmos, para a carga, para a empresa e seus clientes.

Motoristas conscientes dos seus deveres e responsabilidades se tornam grandes aliados para garantir a excelência na prestação dos serviços de transportes, pois também trabalharam em prol da eficiência e segurança das operações.

Ética pessoal e profissional

O comportamento do profissional, dentro e fora da sua jornada de trabalho, pode trazer impactos positivos ou negativos para a empresa.

Por esse motivo, os motoristas devem ser treinados para agir com ética e transmitir confiança, visto que tais fatores refletem na imagem e credibilidade do negócio.

Quando os funcionários do transporte são qualificados em ética pessoal e profissional, eles colaboram para:

  • melhoria da imagem da empresa perante seus clientes;
  • otimização da produtividade;
  • redução de custos;
  • diminuição dos furtos e roubos;
  • satisfação do cliente etc.

Quais são os impactos da capacitação de motoristas para a transportadora?

Além das vantagens já mencionadas de redução de custos e eficiência na prestação dos serviços, um dos impactos que a capacitação de motoristas gera para a transportadora é a facilidade no planejamento das rotas. Os treinamentos fazem com que os profissionais tenham um domínio maior sobre os trajetos e respectivos perigos.

Assim, antes de sair para a estrada é traçado o caminho mais adequado — que ofereça menos riscos de acidente, diminua o tempo da entrega, bem como proporcione as melhores infraestruturas de rodagem e parada.

Outro benefício gerado pela capacitação dos motoristas, que não pode deixar de ser mencionado, é a redução no custo da renovação dos seguros. Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, as seguradoras levam em conta inúmeros fatores além do ano e modelo do veículo para estipular o valor do seguro.

Essas empresas checam o perfil e o histórico dos condutores. Elementos como: idade, gênero, envolvimento em acidente de trânsito, podem fazer toda a diferença no momento da contratação.

Como podemos observar, a capacitação de motoristas é uma estratégia bastante viável para quem busca elevar o nível de precisão e eficácia do transporte. Entretanto, o investimento na formação de uma equipe de condutores bem qualificada vai render efeitos positivos além do setor de logística. A empresa como um todo será beneficiada com a redução de custos, diminuição de prejuízos de quebras, acidentes ou perda de mercadorias, dentre outras vantagens.

Gostou do artigo? Agora que você já sabe a importância da capacitação dos motoristas para aperfeiçoar os processos logísticos da sua empresa, e quais os principais pontos a investir para atingirem os resultados esperados, compartilhe esse conhecimento nas suas redes sociais!

Avalie este artigo

5/5 - (1 vote)

Avalie este artigo

Posts Relacionados