fbpx

8 motivos para usar aplicativo de transporte de carga agora mesmo

Publicado por Fábio Cunha em TMS, Transporte.

A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia corporativo, e no ramo da logística não é diferente, já que as transportadoras que não têm um bom aplicativo de transporte de carga poderão perder espaço até se tornarem obsoletas no mercado. Isso ocorre pelo amplo número de diferenciais competitivos, economia e outros benefícios garantidos por esse sistema.

Quer saber como esse aplicativo pode fazer tanta diferença na rotina de sua empresa? Continue lendo para ver quais são as funções e benefícios desse tipo de software para transportadoras, como também para entender quais são os 8 motivos pelos quais a implementação dessa tecnologia é vantajosa.

Como funciona um aplicativo de transporte de carga?

Basicamente, esse aplicativo é instalado nos smartphones do pessoal de campo, ou seja, os entregadores, com o objetivo de possibilitar a troca de informações mais ágil com a central e vice-versa. Isso permite que os gestores acompanhem o trabalho da equipe de forma mais eficiente.

Tudo é integrado a um software de gestão de transportes (como o TMS Datamex), portanto os dados são atualizados imediatamente e sem a necessidade de esperar o retorno do colaborador à base da transportadora. Confira uma lista das suas principais utilidades:

  • troca de informações e registro de ocorrências em tempo real por meio dos celulares dos entregadores;
  • registro das coordenadas dos locais de entrega e coleta pelo GPS;
  • envio de áudios e fotos sobre as entregas efetuadas;
  • fornecimento de dados em tempo real aos clientes. É possível informar quando está próximo do ponto de entrega ou horário de entrega, por exemplo;
  • integração à plataforma de gestão, permitindo integração rápida de dados com os embarcadores.

APP Entreguei - Plataforma de Controle de Entregas

Quais são os 8 motivos pelos quais as empresas devem adotar esses aplicativos?

1. Redução de custos e aumento dos ganhos

Entre os principais e maiores benefícios estão a redução dos custos, já que isso é fornecido de diferentes formas:

  • diminuição do índice de cancelamentos: pois é possível notificar o cliente rapidamente se ocorrer um atraso;
  • redução de extravios: fica mais fácil identificar em qual ponto durante a entrega ocorreu o desvio, permitindo sua recuperação;
  • minimização de roubos e furtos: caso alguma rota seja perigosa, o gestor poderá alertar imediatamente o entregador para tomar outro caminho.

Esses benefícios aumentam a efetivação das entregas e minimizam perdas, o que também maximiza os ganhos da transportadora. A empresa se torna mais bem-sucedida e terá capital extra para realizar investimentos, estabelecer metas mais ambiciosas etc.

2. Otimização da rotina

O fato de as informações poderem ser enviadas a qualquer hora e de qualquer lugar otimiza significativamente a rotina da empresa, já que não será preciso se deslocar a um local físico para fazê-lo.

Além disso, os dados são trabalhados imediatamente pelo sistema de gestão de transporte que a empresa adota, o que ajuda na rotina nos demais setores da empresa, como o financeiro, de vendas etc.

3. Planejamento de rotas

Um bom aplicativo de transportes permite a realização do planejamento de rotas de coletas e entregas mais efetivas. O motorista não precisará mais se preocupar em encontrar o melhor trajeto por conta própria, já que ele receberá o trajeto que considera os seguintes fatores:

  • vias com melhores condições;
  • trajetos com melhor trânsito;
  • caminhos mais seguros;
  • melhor veículo para cada transporte.

Para o condutor também ficará mais fácil passar por lugares nos quais ele nunca esteve antes, já que tudo estará indicado no GPS. Caso ocorram imprevistos, como acidente ou obra na estrada, ele poderá informar a transportadora para que ela trace outra rota.

A roteirização também considera as limitações de peso e cubagem, fatores que impactam na velocidade do veículo, no consumo de combustível e desgastes das peças. Por fim, o programa também pode contar com o mapeamento de oficinas, postos de combustível e paradas para descanso, o que ajuda na organização da viagem e no cumprimento dos prazos.

4. Fácil operação

É possível que ocorram falhas em algum momento do transporte de cargas, como na troca de informações, na usabilidade de um programa etc. Isso é comum pelo fato de que controlar entregas exige muita concentração do colaborador.

Mas bons desenvolvedores de aplicativos de transporte de cargas criam interfaces ergonômicas, ou seja, o aplicativo é intuitivo, agradável e mais fácil de ser utilizado pelos usuários, minimizando a ocorrência de falhas, confusões ou demora para navegação.

5. Escalabilidade

Como toda a operação de transporte será mais eficiente, econômica e fácil, a transportadora terá capacidade de atender mais clientes e firmar contratos mais complexos. Ela poderá começar um planejamento para atender grandes embarcadores e expandir a sua abrangência sem aumentar muito os custos do negócio.

6. Maior satisfação dos clientes

A transparência e a boa comunicação com o cliente são fatores cruciais para melhorar sua experiência com a empresa. Graças ao software ele terá à sua disposição um rastreamento mais preciso da mercadoria, além de ser informado imediatamente se ocorrer um atraso.

Isso faz com que ele se sinta mais importante para a empresa, e terá mais confiança em firmar novos negócios, o que contribui com a fidelização dos clientes e melhora sua imagem no mercado de forma geral. Outro benefício é a diminuição da necessidade de atendimento, já que o cliente pode ter a informação que deseja à sua disposição a qualquer momento.

7. Informações em tempo real para gestão das entregas

A própria transportadora também aproveita a agilidade na troca de informações em tempo real para fiscalizar o processo, identificar discordâncias e tomar medidas para evitar que problemas ocorram. Por exemplo, se um motorista está atrasado para finalizar uma entrega pela falta de uma determinada informação, a empresa pode entrar em contato, identificar o problema e solucioná-lo imediatamente.

8. Inovação

Esse é um benefício que não é visualizado por muitos gestores, mas a adoção de um software de gestão de transporte de cargas contribuirá para a implantação de uma cultura de inovação na transportadora. Quando os colaboradores e os administradores observarem os benefícios práticos do aplicativo, eles estarão mais abertos para utilizar outras tecnologias, acompanhar a evolução tecnológica e modernizar o seu negócio.

São vários os motivos para implementar um aplicativo de transporte de carga. Trata-se de um investimento com grandes retornos para a transportadora, destacando a sua posição no mercado.

APP Entreguei - Plataforma de Controle de Entregas

Entre em contato conosco para conhecer o APP e a Plataforma Entreguei e aproveite de todos os benefícios dessa tecnologia!

Avalie este artigo

4.7/5 - (9 votes)