Por que implementar mobilidade na gestão de empresas de transportes?

Publicado por Fábio Cunha em TMS, Transporte, WMS.

Gestores de empresas de transporte devem buscar estratégias e novidades tecnológicas que possibilitem o crescimento saudável de suas companhias, e nesse sentido, a implementação da mobilidade na gestão de empresas transportadoras constitui uma grande vantagem competitiva no mercado.

mobilidade na gestão de empresas de transporte e logística

A mobilidade consiste em adotar o uso de dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks, para acessar sistemas de informação da empresa, se comunicar com colaboradores ou clientes, coletar, organizar e analisar dados, receber e emitir ordens, pedidos, visualizar relatórios, entre outros atos de controle, em tempo real e de qualquer localidade.

Graças aos recentes avanços tecnológicos, barateamento dos aparelhos e fácil acesso a uma internet veloz, é completamente viável fazer uso desse recurso em suas rotinas. Com essa estratégia, as empresas de transporte conseguem aumentar sua produtividade, reduzir gastos, ampliar sua clientela, para citar alguns proveitos.

Quer saber como essa tecnologia pode proporcionar tudo isso? Neste artigo expomos exatamente qual é a sua importância para os negócios e como os benefícios se aplicam na prática! Confira!

Por que as empresas devem investir em mobilidade?

Com a instabilidade política, recentes crises econômicas e outros fatores que prejudicam as empresas de transporte — como a má qualidade das estradas e o encarecimento dos combustíveis e tarifas —, as companhias não podem se dar o luxo de simplesmente trabalhar sem ter visão em tempo real sobre o andamento dos números e indicadores importantes para o negócio.

Por mais competentes que sejam os administradores das companhias de transporte, somente uma gestão eficaz não será suficiente para acompanhar o mercado. É de substancial importância adotar mecanismos que facilitem a comunicação, controle, supervisão e análise dos dados de qualquer lugar.

Caso os concorrentes adotem essa tecnologia, seu negócio poderá perder parcela do mercado que você batalhou tanto para conquistar, pois as vantagens da mobilidade na gestão não aprimoram somente seus processos internos, mas também a experiência de seus parceiros e clientes. Portanto, investir em mobilidade não é um luxo, e sim um projeto fundamental para garantir o futuro de sua companhia.

Quais são os benefícios da mobilidade na gestão de empresas?

Diferente do que muitos empreendedores pensam, a mobilidade vai além da comodidade de analisar os dados de qualquer localidade. A seguir, nós detalhamos quais são os impactos diretos na atividade da empresa e no seu faturamento.

Aumento da produtividade

O software de gestão com acesso móvel permite que o usuário tenha acesso instantâneo a todas as informações necessárias para seu trabalho, porém o aumento da produtividade é potencializado a partir do momento em que ele pode fazer tudo isso em qualquer localidade.

Não há necessidade de se dirigir a um terminal fixo para ler seus emails, ver as rotas traçadas pelo programa, receber ou transferir ordens, entrar na plataforma de colaboração e executar outras tarefas correlacionadas, pois tudo poderá ser feito a caminho de uma entrega, nos corredores da empresa, do escritório, entre outros locais.

Isso elimina a necessidade de deslocamento para buscar informações, aumentando o tempo de trabalho de todos envolvidos e, consequentemente, a produtividade da empresa de forma geral.

Redução dos custos

A modernização tende a gerar diminuição de custos, e neste sentido, adotar a mobilidade otimiza ainda mais seus recursos. As melhores empresas que oferecem os softwares de gestão móvel disponibilizam backups automáticos, sistemas de contingência, alta capacidade de armazenamento de dados e vários outros benefícios por um custo acessível.

Visão mais ampla do negócio

Um aplicativo de gestão permite que os administradores tenham uma visão ampla do negócio, facilitando a visualização das etapas de cada processo, a produtividade diária, o estudo dos gastos e dos pontos fortes e fracos de cada setor da empresa.

Com a mobilidade, há o acompanhamento em tempo real do andamento da empresa, a distância não será um problema caso o gestor ou empreendedor esteja em outro estado, aguardando uma reunião ou até mesmo em sua residência, se desejar. Ele poderá interagir com seus funcionários e acessar dados do negócio a qualquer momento para acompanhamento e tomada de decisões.

Melhor satisfação de sua clientela

O uso de smartphones e outros aparelhos móveis tem crescido rapidamente durante os anos, pesquisas demonstram que 92,1% dos domicílios brasileiros utilizam o celular para acessar a internet.

O mercado está se tornando cada vez mais competitivo, os clientes não pensarão duas vezes ao deixar de lado um serviço que traga qualquer tipo de problema para eles, mas você pode evitar tudo isso se tiver a gestão da sua empresa na palma da sua mão, acompanhando as operações e seus números de qualquer lugar e a qualquer hora, interagindo com a sua equipe, resolvendo eventuais situações que ocorrerem, antes que se tornem problemas, e desta forma garantindo o bom atendimento aos seus clientes.

Melhora na comunicação entre colaboradores, clientes e fornecedores

Através do emprego de aplicativos as empresas podem agilizar toda a comunicação entre fornecedores, clientes, parceiros e colaboradores, mantendo todos informados sobre os processos que fazem parte.

Outro benefício consiste na comunicação instantânea com os clientes, podendo até mesmo contatá-los para atualizar sobre eventual entrega, se necessário.

A mesma vantagem se aplica aos fornecedores e parceiros, caso haja urgências, mudanças ou atrasos imprevisíveis, todos tomarão conhecimento dos fatos rapidamente.

Diante da importância da implementação da mobilidade na gestão de empresas e seus inúmeros benefícios, percebe-se que trabalhar sem esse recurso é uma grande desvantagem. Trata-se de um investimento com ótima relação custo-benefício e que pode facilitar em muito o dia-a-dia dos empresários e gestores de transportadoras.

Que tal deixar sua opinião sobre este post? Utilize o espaço abaixo e faça um comentário!

Avalie este artigo


Veja também

Deixar comentários