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O que é Logística Reversa: entenda por que você deve fazê-la!

Publicado por Fábio Cunha em Gestão de Transporte, Qualidade, TMS, Transporte.

Logística reversa é o nome dado ao conjunto de processos usados para recolher ou dar outro destino a uma mercadoria que já foi vendida ou consumida, bem como embalagens e resíduos. O tema é regulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n.º 12.305/2010), que determina como será a implantação para distribuidores, comerciantes, fabricantes, entre outros tipos de empresas.

Entretanto, o procedimento é bastante amplo e pode ser usado para diversas finalidades, como recolher mercadorias que não foram vendidas em uma determinada loja, buscar produtos que apresentarem defeitos ou cuja venda foi cancelada pelo cliente, pegar materiais que podem ser reciclados (como latinhas, garrafas e embalagens), entre outras.

Interessou-se pelo assunto? Continue lendo este artigo para saber quais são os benefícios obtidos por uma empresa ao implementar a logística reversa e, após, como fazê-la adequadamente. Confira a leitura!

Quais são os benefícios da logística reversa?

A logística reversa é uma tendência para empresas e setores de logística, e isso ocorre pela grande quantidade de vantagens que ela fornece. Entenda as principais nos tópicos abaixo.

A Logística Reversa melhora a imagem do negócio

É fato que a logística reversa auxilia no desenvolvimento sustentável, já que você estará recolhendo resíduos e materiais para reciclagem. Os clientes perceberão que sua organização se preocupa com a preservação do meio ambiente e darão preferência aos seus produtos em detrimento aos concorrentes.

A consciência ecológica é um assunto de destaque tanto para os clientes como parceiros, por isso sua organização também terá mais credibilidade perante seus parceiros de mercado, já que eles favorecerão sua empresa no momento de fazer negócios.

Reduz os custos

À primeira vista, a logística reversa parece acarretar custos elevados. Entretanto, o processo costuma ser prejudicado por gerenciamentos inadequados, pela falta de espaço para armazenamento e pela ausência de incentivos.

Quando a empresa consegue superar essas dificuldades, a logística reversa proporciona otimização de materiais, já que é possível reaproveitar matéria-prima para produção e reparar bens. Isso reduz os custos e ajuda a empresa a manter seu equilíbrio financeiro.

Amplia suas ações marketing

Ao implementar um programa de logística reversa, você terá em suas mãos uma poderosa ferramenta para que aprimore sua estratégia de marketing e gere publicidade positiva, já que ela permite reforçar o posicionamento da sua marca a favor do meio ambiente.

Aprimora o processo de produção

O processo de produção é melhorado quando a empresa desenvolve procedimentos para o tratamento de resíduos, adaptação da produção e modificação do fluxo distributivo. Além disso, a coleta dos resíduos minimiza o consumo e custos com matérias-primas e permite a adoção de tecnologias mais limpas.

Como fazer a logística reversa adequadamente?

Para aproveitar de todas essas vantagens é fundamental que a implementação da logística seja bem planejada e adequada para sua organização. Confira nos tópicos abaixo as principais técnicas para fazê-la.

Faça o planejamento

A primeira etapa consiste em planejar o recebimento e o encaminhamento das mercadorias, além de definir quando isso será aplicado. Será necessário estabelecer os controles de fluxo logístico e facilitar a gestão da logística reversa pós-compra.

Esse planejamento deve conter todos os detalhes dos procedimentos, incluindo o pessoal responsável pela implementação, os indicadores de desempenho, como será o cálculo do frete, objetivos etc.

Aqui também devem ser pensadas medidas que minimizem a quantidade de devolução e cancelamentos dos clientes. Para evitar insatisfações dos clientes, garanta que as mercadorias não sejam danificadas no caminho e que as entregas cheguem no momento adequado.

Crie políticas de retornos

Depois será preciso criar as políticas de retorno e devolução das mercadorias. Pode-se analisar as propostas que outras empresas do mesmo setor criaram, mas o ideal é que seja elaborada uma política específica para o seu negócio.

Uma política bem definida traz mais segurança ao cliente e permite melhor planejamento e monitoramento da equipe. Entre os elementos que devem constar no documento estão:

  • permanência ou não de lacres e etiquetas;
  • condições de uso;
  • tempo de garantia; entre outros.

Informe e incentive seus clientes

Exponha o funcionamento da logística reversa para seus clientes e explique os benefícios de utilizá-la, incluindo a preservação do meio ambiente. Isso faz com que uma quantidade maior de clientes aproveite do serviço.

Se o procedimento é feito com outras empresas, também disponibilize informações sobre os passos dos procedimentos, as datas e os horários da movimentação das mercadorias, já que isso torna a relação mais clara e transparente com seus parceiros.

Seja criativo

Nem sempre os itens recolhidos precisam ser devolvidos para a empresa. Por exemplo, é possível entregar resíduos para empresas de reciclagem, ONGs que recebem resíduos orgânicos, entre outros métodos.

Há normas que concedem incentivos fiscais em certos tributos (como descontos ou abatimentos de ICMS) para quem realiza coletas de resíduos ou doações, mas isso variará conforme o estado em que a empresa se encontra.

Invista em um bom atendimento

Faz-se necessário ampliar seus canais de comunicação para que seus clientes consigam entrar em contato com a empresa para solicitar o serviço de logística reversa.

Exponha a política de devoluções, cancelamentos ou recolhimentos de forma bastante clara no site e nas redes sociais da organização. Além disso, treine os atendentes para que eles forneçam todas as informações de forma clara e objetiva aos clientes.

Adicione uma rota de coleta

Geralmente os veículos retornam ao depósito depois de realizar uma rota de entregas. Porém, é importante incluir, sempre que for tecnicamente possível e seguro, uma rota de coleta à de entrega, fazendo com que veículos recolham os produtos ou resíduos durante o caminho de volta. Isso também aumenta o aproveitamento dos combustíveis, dos pneus, dos veículos e da hora de trabalho dos motoristas.

Capacite seus colaboradores

Na prática, muitos colaboradores terão dúvidas sobre o funcionamento da logística reversa, por isso é necessário investir em um treinamento completo para a equipe responsável, fazendo com que cada funcionário conheça suas funções e participe ativamente do processo.

Ressalta-se que a capacitação deve ser feita antes do serviço de logística reversa seja divulgado e colocado em prática, caso contrário seus colaboradores poderão cometer erros nos procedimentos, o que pode causar um abalo à imagem da corporação.

Continue melhorando seus processos

Não basta elaborar o processo de logística reversa uma vez, é importante rever seus procedimentos constantemente para aprimorá-los. O gestor pode monitorar suas atividades com um sistema de gestão feito para empresas de transporte que apresente indicadores-chave de desempenho (KPI) específicos para isso.

O gestor que investe na logística reversa adquire muitas vantagens competitivas para o seu negócio, mas é preciso tomar muito cuidado durante a realização dessa atividade, já que não se trata de um procedimento que é facilmente implementado.

Quer garantir o sucesso de sua empresa no mercado? Leia nosso artigo que traz as 5 principais falhas no processo logístico e como evitá-las!

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