8 dicas para vender mais frete em sua transportadora

Publicado por Fábio Cunha em Gestão de Transporte, TMS, Transporte.

Uma das dúvidas mais frequentes em uma transportadora é a seguinte: como vender mais frete? Esse questionamento é bastante pertinente, afinal de contas, as empresas precisam vender para obterem receitas, lucrarem e, consequentemente, continuarem as atividades e crescerem no mercado. Essa realidade não é diferente em relação às transportadoras, e a venda do frete é a principal atividade nesses tipos de organizações.

dicas para vender mais frete em sua transportadora

Você está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post forneceremos algumas dicas que o ajudarão a vender mais frete na sua transportadora. Acompanhe a seguir.

Como vender mais frete na transportadora?

Existem diversos fatores que contribuem para as transportadoras conseguirem vender mais frete. Entre eles estão o uso de ferramentas de cotação de fretes, adotar um software de gestão que suporte EDI, o investimento em prospecção ativa, o anúncio em catálogo de transportadores, o investimento em marketing digital, a criação de um site otimizado para os mecanismos de busca, contar com um bom sistema no processo de venda de frete e invista na transparência e rastreabilidade fácil. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do post. Continue lendo!

1. Use uma boa ferramenta de cotação de fretes

Trata-se de uma dica fundamental para quem quer vender mais fretes. Um bom software para transportadora deve disponibilizar a opção do cliente contratar um módulo ou ferramenta específica para emissão e controle de cotação de fretes.

Uma boa ferramenta de cotação de fretes deve permitir que os vendedores ou gerentes de contas da transportadora cadastrem as demandas de frete, gerem as respectivas cotações, as enviem de forma padronizada por email aos clientes, registrem os status de cada negociação, e após o fechamento, permitam aproveitar os dados para emissão da respectiva documentação operacional e fiscal, tais como pedido de frete, ordem de coleta, entrega e documentos fiscais.

Cabe destacar que é fundamental que o gestor da transportadora ou de cada uma de suas unidades acompanhe de perto a situação das cotações de frete e negociações através dos relatórios fornecidos pela ferramenta.

Dessa forma, podemos dizer que essa ferramenta proporciona diversos pontos positivos para as transportadoras. Entre eles estão a padronização das cotações, maior visibilidade e controle para os gestores, cotações mais rápidas e aumento do número de negócios fechados.

2. Adote um Software de Gestão de Transporte – TMS que suporte EDI com Embarcadores

Um ponto crítico para a fidelização e conquista de novos embarcadores atualmente é a comunicação rápida entre sistemas através do EDI de Transporte, a tal ponto que hoje em dia esse recurso é considerado uma exigência para contratação de transportadoras por um número cada vez maior de embarcadores no mercado.

Um bom Software de Gestão de Transporte deve suportar EDI e ter facilidade para integrar com novos embarcadores através de EDI ou Webservices, desta forma, a tecnologia será uma ponte e não um obstáculo entre a sua transportadora e os seus clientes.

Solução para Edi Proceda no Transporte

3. Anuncie em sites e catálogos de transportadores

De forma parecida com as revistas comerciais ou mesmo as listas telefônicas, nas quais as companhias fazem o anúncio dos produtos ou serviços vendidos, os catálogos de transportadores são uma ótima ideia para as empresas do setor que visam aumentar a visibilidade do negócio e, consequentemente, vender mais frete.

Além das versões impressas, esse recurso também é muito utilizado no meio on-line, no qual as transportadoras têm a possibilidade de divulgar os seus serviços junto a outras empresas da área de logística em páginas semelhantes aos murais de anúncios. Hoje em dia muitos embarcadores procuram novas transportadoras nesse tipo de catálogo.

4. Invista no marketing digital

Como os consumidores estão cada vez mais presentes na internet, o investimento em estratégias de marketing digital é essencial para qualquer negócio. As empresas que não têm presença on-line (pode ser nas redes sociais ou sites) tendem a ficar defasadas no mercado. Além disso, perderão várias oportunidades de negócio, considerando o fato de que os clientes estão presentes nesses canais.

Nesse contexto, várias ações podem ser feitas com a intenção de divulgar melhor a sua transportadora no ambiente on-line. Entre elas estão:

  • investir em publicidade segmentada por meio do Google, Facebook e Instagram;
  • promover o marketing da transportadora por meio das redes sociais;
  • utilização das campanhas de e-mail marketing;
  • desenvolvimento de opções destinadas à cotação on-line, em tempo real, no site da empresa.

5. Crie um site otimizado para os mecanismos de busca

Essa questão faz parte dos aspectos relacionados ao marketing digital, no entanto, devido à relevância do tema, destacaremos o assunto de forma separada. O desenvolvimento de um site otimizado para os mecanismos de busca é um dos principais segredos dos negócios de sucesso, inclusive das transportadoras.

Agora, você deve estar se perguntando: qual é a importância de se criar uma página otimizada para os mecanismos de busca, como o Google? Os sites de pesquisa são uma das principais origens de tráfego dos sites, pois as pessoas entram nos buscadores com a intenção de resolver um problema ou esclarecer alguma dúvida.

Existem diversas estratégias que são utilizadas com a intenção de assegurar um melhor ranqueamento nos buscadores, e muitas delas estão relacionadas com técnicas de SEO (Search Engine Optimization, traduzindo para o português significa Otimização para Mecanismos de Busca). Elas asseguram tráfego orgânico para o seu site, ou seja, não é necessário posts patrocinados para aumentar o número de visualizações na sua página.

Entre algumas práticas que são usadas estão as palavras-chave. São termos pelos quais o seu cliente tem interesse em saber mais sobre. Dessa forma, os conteúdos que abordam as palavras-chave mais procuradas e menos concorridas tendem a conseguir mais tráfego.

Outra questão que merece atenção é a otimização da sua página para a versão mobile. O site deve ter um layout amigável e que facilite o uso das pessoas nos smartphones, pois aumenta o número de indivíduos que acessam a internet por meio desses dispositivos.

6. Tenha um bom sistema de gestão como aliado

As ferramentas tecnológicas também são vitais e ajudam as organizações a venderem mais fretes. Entre elas estão o EDI. Esse sistema faz referência ao Eletronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados, traduzindo para o português. O sistema visa facilitar a comunicação de diferentes sistemas de informação.

Emissor de CTe com CIOT e EDI

Dessa forma, ficará mais fácil fazer o monitoramento e ter acesso a informações importantes, como as notas fiscais, comprovantes de entrega etc. Com isso, será possível monitorar as vendas de frete em cada mês e pensar em novas estratégias que possam melhorar os resultados.

7. Aposte na transparência e rastreabilidade fácil para os clientes

Em um mundo cada vez mais conectado, com o crescimento acelerado do comércio eletrônico, os consumidores vem demandando entregas rápidas e cada vez maior transparência e informações em tempo real para acompanhar a situação das suas cargas, e neste sentido se destacam na preferência dos embarcadores aquelas transportadoras que dispõe de aplicativos de controle de coletas e entregas, e fornecem informações atualizadas em tempo real sobre as cargas.

Neste sentido, é fundamental que as transportadoras que desejam captar novos clientes no mercado se modernizem em empreguem um app de entregas no seu dia a dia, já que podem trazer economia de tempo e dinheiro para a transportadora, tornando-a mais competitiva, além de diferenciar a sua empresa frente a concorrência.

APP Entreguei - Plataforma de Controle de Entregas

8. Invista também em Prospeção Ativa

As vendas são vitais para qualquer negócio, e no segmento de transporte e logística a competição acirrada traz a necessidade das transportadoras se manterem constantemente em busca de novos clientes para sustentar as suas operações e alavancarem o seu crescimento.

Uma ótima maneira de promover o crescimento é estabelecendo metas mensais de vendas e aquisição de novos clientes / embarcadores, portanto, a prospecção ativa (quando a empresa aborda de forma pro-ativa novos possíveis clientes) é um caminho inevitável a ser seguido, do contrário o seu negócio pode sofrer com a estagnação ou até mesmo a perda de clientes importantes para outras empresas que estejam prospectando ativamente no mercado.

Baixe grátis e-Book Guia para aumentar as vendas em TransportadorasExistem diversos fatores que contribuem para as transportadoras venderem mais frete. É importante estar atento a essas questões, pois você poderá trabalhá-las com a intenção de melhorar os resultados e os lucros do seu negócio.

Este post sobre como vender mais frete foi útil para você? Assine já a nossa newsletter e receba outros conteúdos incríveis sobre o assunto em primeira mão, no seu e-mail.

Avalie este artigo


Veja também

Deixar comentários