Contrato de Frete Eletrônico (CF-e)

Contrato de Frete Eletrônico ( CF-e)

Ferramenta que permite gerar os “Contratos Eletrônicos de Frete”, que são digitados no sistema com já é feito com as tradicionais cartas-frete, e logo após o cliente então pode transmitir o contrato a uma das “administradoras de meio eletrônico de pagamento”, de sua escolha

Funcionalidades

  • Acesso on-line via web
  • Armazenamento seguro do Certificado Digital, para assinatura dos CT-e
  • Emissão, assinatura e autorização de uso dos CT-e junto a SEFAZ
  • Armazenamento seguro (backup) dos CT-e emitidos e recebidos
  • Envio automatizado dos arquivos XML do CT-e por email
  • Impressão e envio por email do arquivo do DACTE (Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico)
  • Disponibilização on-line dos CT-e emitidos, tanto para o destinatário, como para o governo, conforme estabelecido na legislação vigente
  • Pode atuar de forma integrada aos sistemas ERP e TMS da empresa, ou de forma autônoma, conforme a necessidade do cliente
  • Permite a integração com o Módulo de Emissão e controle de Contratos Eletrônicos de Frete Datamex, o qual é integrado com as principais administradoras de meios de pagamento eletrônico de frete, como RODOCRED / DBTRANS, PAMCARY / PAMCARD, E-FRETE, APISUL, REPOM, TICKET FRETE e outros, para que a sua empresa atendenda as determinações da Resolução 3658 da ANTT

Benefícios

  • Agiliza a logística de entrega de documentos (DACTE do CT-e), pois estes podem ser enviados por email para impressão no ponto de expedição
  • Alta segurança e disponibilidade, já que todo o sistema roda em Datacenters de alta confiabilidade
  • Cumprimento de todos os requisitos e obrigações estabelecidos na legislação
  • Redução de custos de impressão do documento fiscal (economia de papel com impressão de CTRCs, pois o DACTE é impresso em papel A4 comum, na impressora laser)
  • Auxilia na preservação dos recursos naturais
  • Agilidade na emissão de documentos
  • Simplificação de obrigações acessórias
  • Facilidade para o Relacionamento/Integração Eletrônico com Clientes (B2B), já que o CT-e é um arquivo digital, podendo trafegar entre sistemas, agilizando trâmites de entrada/lançamento de dados


Como funcionam as soluções

Fornecemos a solução juntamente com toda a infra-estrutura de servidores e suporte técnico (aos servidores e aplicação). Equipe altamente qualificada e os mais avançados recursos de tecnologia de informação.

Assim, sua empresa dedica toda energia disponível para focar no seu negócio, terceirizando totalmente a gerência e manutenção dos sistemas, da hospedagem e dos servidores de aplicação e de banco de dados.

Você estará locando por um valor mensal fixo, os sistemas, a infra-estrutura e a mão-de-obra especializada na manutenção de tais recursos por um custo muito menor.



Perguntas Frequentes

Questões gerais

O Datamex oferece recurso de integração com sistemas dos clientes/embarcadores?
Sim, o TMS Datamex é preparado para a geração e importação de EDIs no padrão Proceda e caso seu cliente/embarcador tenha algum padrão específico nossa equipe de analistas esta apta a analisar e encaminhar soluções que permitam total ingração de ordens, notas fiscais, conhecimentos, ocorrências, faturamento entre a transportadora e seus clientes/embarcadores.
Como funciona a averbação de seguros no módulo TMS da Datamex?
A Datamex possui uma parceria com as empresas ATMTEC e a AVERBWEB para solucionar a questão das averbações eletrônicas de seguros. Através destas parceiras, os conhecimentos eletrônicos emitidos são enviados diretamente para a seguradora cumprindo as exigências legais em vigor no momento. Verifique com o seu corretor  se sua seguradora é atendida por uma das empresas acima citadas ou se necessita de algum desenvolvimento por parte da Datamex.
O sistema oferece recurso de tabela de preços de frete?
Sim, o sistema conta com uma tabela de preços que permite a definição de valores de frete bem como os demais adicionais levando em consideração o tomador do frete, origem e destino, tipo de carga, tipo de veículo, etc. No momento da emissão do conhecimento o sistema verifica as tabelas de preços existentes tirando do usuário a responsabilidade pela definição do valor a ser cobrado na operação.

Questões gerais

O sistema envia relatórios automaticamente por email?
Sim, o sistema Datamex oferece um recurso de envio de relatórios por email configurável, ou seja, você define a hora, os emails e o modelo de relatório que o sistema se encarrega de gerar e enviar por email.
Preciso fazer backups dos meus dados?
Não, a solução oferecida pela Datamex contempla a proteção dos seus dados, ou seja, além de fornecer os sistemas a Datamex também é a responsável pelos backups das informações contidas na base de dados.
Em caso de dúvidas quem acionar?
A Datamex conta com uma equipe de suporte pronta a esclarecer possíveis dúvidas na operação da ferramenta. Os contatos podem ser feitos por telefone, e-mail ou chat.
Como funciona a etapa de treinamento?
A Datamex conta com uma equipe especializada no treinamento e implantação das soluções Datamex, após a definição do escopo a ser implantado a equipe de projetos assume a condução do processo, dando todo o treinamento e acompanhamento aos usuários do sistema até o que o mesmo esteja em plena produção e de acordo com as expectativas definidas no fechamento do negócio.
O sistema pode ser acessado de qualquer lugar?
Sim, todos os módulos Datamex são web e com isto você tem total liberdade para acessar o sistema de qualquer lugar e dispositivo com acesso a internet. Mais facilidade e flexibilidade para você e sua empresa.
Posso gerenciar várias empresas no mesmo sistema?
Sim, os sistemas Datamex são multiempresas, ou seja, se você tem uma equipe que gerencia mais de uma empresa ou ainda se você quer ter uma análise de resultado unificada em um mesmo relatório você poderá operar tais dados em uma única base de dados.

Integração com administradoras de meios eletrônicos de pagamento:

A ferramenta de Emissão e controle de Contratos Eletrônicos de Frete Datamex trabalha integrada com as principais administradoras de meios de pagamento eletrônico de frete, como DBTrans/RODOCRED, Pamcary/PAMCARD, TICKET FRETE, REPOM, NDD Digital, e-Frete, Apisul entre outras, podendo inclusive vir a se integrar com outras administradoras que vierem a ser homologadas pela ANTT, para que os nossos clientes tenham a liberdade de optar pela administradora que lhes ofereça as melhores condições operacionais e financeiras.

Diagrama de funcionamento:

diagrama_CFe

Operadoras/administradoras de meios eletrônicos de frete já homologadas pela ANTT:

Operadoras de crédito homologadas pela ANTT.

Fundamentação Legal:

A partir da publicação da RESOLUÇÃO No 3.658/11, DE 19 DE ABRIL DE 2011, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Regulamenta o art. 5o-A da Lei no 11.442, de 5 de janeiro de 2007, que “dispõe sobre o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros mediante remuneração e revoga a Lei no 6.813, de 10 de julho de 1980”.

Dentro da nova sistemática, conforme consta no Art 2, os Transportadores Autônomos de Carga (TAC), as Empresas de Transporte de Carga (ETC) que possuam em sua frota até 3 veículos de carga, e os membros de Cooperativas de Transportes de Cargas (CTC) não poderão mais receber os valores de frete por meio da tradicional “carta-frete”, e terão de obedecer o que dispõe o Art 3 que estabelece como únicos meios válidos o “Depósito em Conta” ou “outros meios de pagamento eletrônico habilitados pela ANTT”.

Expresso Augusto

“Estamos muito satisfeitos com as soluções apresentadas para os mais variados casos e necessidades que surgem no dia a dia, sejam de novos relatórios ou contratempos eventuais que se apresentam no transcorrer das nossas operações.”

Paulo Augusto
Diretor - Expresso Augusto

História

A Expresso Augusto , foi fundada em 1994 na cidade de Pelotas, foi criada para atender a distribuição de mercadorias fracionadas em regime de franquia na região sul do Estado, para uma única Transportadora.

Necessidade

Em razão do grande volume de operações diárias, e da complexidade que envolve esta atividade de distribuição porta a porta de encomendas urgentes, que exigem não apenas a rapidez em si da operação mas também um grande numero de controles internos e constante avaliação da produtividade de cada veículo, nos deparamos com a necessidade de escolha de um sistema que nos permitisse, alem de melhorarmos a nossa performance de entregas , também pudéssemos dispor de uma informação confiável aos nossos clientes e parceiros.

Desafio

Implantar uma solução on-line para integrar e automatizar as operações do processo a partir das diversas fontes de dados, uma vez que a mesma distribui mercadorias oriundas de varias transportadoras, embarques gerados nos mais diversos estados do Brasil.

Solução Implementada

Gestão de Transportes de Cargas (TMS) e Gestão Financeira, com destaque para integração via EDI (transferência eletrônica de arquivos) com os nossos parceiros transportadores e clientes.

Principais Benefícios

  • Total integração com os nossos parceiros via EDI, disponibilizando desta maneira as informações de coleta/entrega tanto para eles como para nossas consultas internas, registrando no sistema o status de cada operação;
  • Eliminação de erros de digitação e retrabalho;
  • Disponibilidade on-line de dados e relatórios em tempo real, facilitando a tomada de decisões no nosso dia a dia;
  • Possibilidade de acompanhar as operações da empresa sem a necessidade de estarmos presentes, desde que se tenha o acesso a internet;
  • Suporte diferenciado ao sistema, focado em dar resultado ao cliente;