fbpx

Você sabe como aumentar a produtividade da frota? Entenda aqui!

Publicado por Fábio Cunha em Gestão de Frota, Transporte.

Quanto mais a economia de um país se aperta, mais exigente se torna o mercado e mais importante se torna aumentar a produtividade da frota nas transportadoras. Uma das melhores alternativas para vencer nesse cenário competitivo é investindo na gestão e no planejamento dentro da empresa.

Sob a ótica da logística, existem diversos pontos de intervenção que podem ser trabalhados visando alcançar um aumento da produtividade da frota.

Para isso, é necessário que os gestores de transportadoras invistam em soluções eficientes para a gestão de frota. Dessa maneira, será possível obter ótimos resultados como garantia de prazo de entrega, fidelização de clientes, maior controle de custos, aumento da lucratividade da frota e facilidade na tomada de decisões.

Mas quais são essas soluções? Neste artigo, explicaremos alguns pontos fundamentais a serem trabalhados na sua empresa para que esses resultados sejam alcançados com maior facilidade. Ficou interessado? Então continue a sua leitura e aproveite!

Realizar manutenção preventiva ajuda a aumentar a produtividade da frota

A manutenção preventiva, quando bem desenvolvida, auxilia bastante no aumento da produtividade da frota, pois, com ela, possíveis problemas podem ser descobertos antes que eles causem prejuízos ou alguma dor de cabeça.

A manutenção preventiva funciona como um exame de rotina realizado nos veículos da frota para garantir que estejam funcionando em boas condições.

Nos programas de manutenção preventiva de frota, estão inclusas operações de:

  • medições e ajustes;
  • inspeções e testes;
  • limpeza;
  • reposição de peças ou reparos;
  • troca de óleos e fluidos.

Ao realizar uma manutenção preventiva eficiente, os possíveis problemas em sua grande maioria, poderão ser evitados. O ideal é que as paradas para manutenção preventiva sejam programadas, de acordo com um plano de manutenção, o que vai contribuir para o aumento da disponibilidade dos veículos, a fim de evitar interrupções inesperadas e, consequentemente, prejuízos para os negócios.

Conte com mão de obra qualificada

Seja qual for a área de atuação, a qualificação dos colaboradores da sua empresa é fundamental para que os serviços prestados sejam de qualidade.

Assim, o gestor de frota deve contar uma equipe preparada, com bons fornecedores e mão de obra qualificada. Busque parcerias com bons mecânicos e oficinas reconhecidas pelo mercado, dê preferência a serviços especializados e trabalhe com fornecedores de alta qualidade. Em médio e longo prazo, a diferença de custos será recompensada, e isso vai impactar positivamente na lucratividade e produtividade da sua frota.

Realize um bom controle de pneus da frota

Os pneus representam um dos maiores gastos relacionados com as frotas nas empresas, e realizar um bom controle de pneus, de preferência com a ajuda de um software específico vai lhe ajudar a aumentar a vida útil dos pneus, reduzir as paradas para reparos e trocas, e com isso a produtividade e lucratividade da sua frota irão aumentar.

Software de Gestão de Frotas

Controlar indicadores de manutenção da frota

Só é possível realizar um bom gerenciamento de frotas quando todos os seus processos são controlados e todas os números importantes são medidos: caso o contrário, a transportadora corre sério risco de estar cometendo erros e desperdícios que comprometerão os seus resultados no médio e longo prazos.

Muitos gestores acreditam que apenas manter os veículos funcionando e rodando sem quebras ou maiores problemas no dia-a-dia é o suficiente, porém a gestão de frotas vai muito além disso.

É preciso mensurar os indicadores de desempenho de frota, monitorar médias de consumo de combustível e os resultados para verificar se estão de acordo com as metas traçadas pela empresa e utilizá-los para fazer projeções e tomar decisões com o objetivo de melhorar os resultados futuros. Como a manutenção é o ponto-chave para uma gestão de frotas eficiente, é necessário acompanhar diariamente o que acontece com a frota dentro dessa perspectiva.

Alguns indicadores que possibilitam esse acompanhamento são:

  • média de consumo por veículo;
  • índice de paradas para manutenções não programadas;
  • ranking de motoristas com menos quebras e paradas não programadas;
  • ranking de veículos com mais quebras e paradas não programadas;
  • custo da manutenção por veículo;
  • custo total de manutenção da frota;
  • custo médio por manutenção;
  • tempo médio entre paradas, entre outros.

Gerenciar melhor as rotas

Uma tarefa muito importante atribuída a gestão é fazer o balanceamento entre: menor distância, segurança e maior acessibilidade. Uma rota pode ser curta e segura, porém se for de difícil acesso, o motorista perderá muito mais tempo passando por ela. Assim acontece se uma rota de fácil acessibilidade e curta, mas perigosa, coloca em risco a carga, o motorista e o prazo de entrega.

Para um transporte eficiente, deve-se basear em dados levantados sobre os possíveis caminhos e definir qual é o melhor trajeto a ser seguido de acordo com a necessidade da empresa.

Fazendo assim, ocorre uma grande redução de custos devido a menor quantidade de combustível gasta, menor custo de manutenção e a produtividade aumenta quando a entrega é feita de maneira segura e rápida.

Utilizar um bom software de gestão de frotas também ajuda a aumentar a produtividade da frota

O sucesso de uma transportadora está intimamente ligado com a forma com que o gestor desenvolve seu trabalho ao longo do seu dia a dia.

As atividades e procedimentos operacionais e de gestão da frota podem ser feitas de forma muito mais rápida e eficiente com a ajuda de um software de gestão de frotas. Esse sistema é capaz de emitir relatórios e informar como a frota está trabalhando em tempo real, com números e estatísticas precisos.

Com a gestão de frotas automatizada, também é possível controlar os custos e investimentos com mais precisão.

Ao contar com esse tipo de tecnologia, você consegue identificar exatamente para onde todos os investimentos com a frota estão indo:

  • despesas com manutenção;
  • multas;
  • contratação de pessoal;
  • aquisição de novos veículos, entre outras informações.

O software proporciona uma visão sistêmica de todos esses processos e, assim, é possível identificar e eliminar os gargalos, bem como evitar prejuízos e manter o controle de toda a frota.

Um outro fator a ser observado é o comportamento de alguns colaboradores que muitas vezes podem comprometer a produtividade de uma empresa quando seus trabalhos são executados de forma incorreta.

Isso pode ser verificado, por exemplo, quando um motorista utiliza o seu tempo de parada autorizado para resolver assuntos pessoais. Motoristas que têm esse tipo de comportamento trabalham menos tempo que o determinado para atender às necessidades de um cliente e, dessa maneira, diminuem a produtividade da frota de forma geral.

A maneira como os motoristas conduzem os veículos da frota também pode afetar a sua produtividade, pois uma direção agressiva resulta em possíveis acidentes. Isso significa: colaboradores machucados e veículos quebrados. Dessa forma, será necessário o afastamento desse funcionário, ou seja, menos disponibilidade de mão de obra produzindo para a empresa e veículo parado para manutenção.

Um bom software de gestão permite fazer essa verificação por meio do acompanhamento direto do trabalho de todos os funcionários envolvidos para que a frota opere de maneira eficiente.

Além disso, é possível estabelecer um ranking entre os motoristas e dar notas aos seus comportamentos.

Com o sistema de gestão de frotas da Datamex — empresa de tecnologia para logística, você poderá realizar uma gestão eficiente da sua frota de maneira prática e simples. Isso pode ser um diferencial para quem deseja aumentar a produtividade da frota.

Baixe grátis e-Book Guia Prático para Gestão de Frota em Transportadoras
Gostou do nosso artigo? Entendeu tudo sobre como aumentar a produtividade da frota? Então aproveite sua visita em nossa plataforma e conheça mais sobre como reduzir os gastos com frota na transportadora!

Avalie este artigo

5/5 - (9 votes)