fbpx

5 benefícios de um software de logística que você precisa conhecer

Publicado por Fábio Cunha em Sem categoria.

Software de Logistica

A tecnologia está cada vez mais presente nos negócios. Na cadeia de suprimentos ela é usada de diversas formas, como nos equipamentos, na armazenagem, nas embalagens e no transporte. No entanto, para tirar o máximo proveito da tecnologia é preciso ter um software de logística.

Apesar de a utilização de softwares estar cada vez mais presente no mundo logístico, muitos ainda desconhecem os benefícios que este tipo de ferramenta pode trazer para uma operação.

É essa também a sua dúvida? Então continue a leitura, pois neste artigo mostraremos 5 benefícios de um software de logística que você precisa conhecer.

1. Informações para facilitar o planejamento

A primeira grande facilidade que software de logística traz é a facilidade para realizar o planejamento.

Certamente você deve ter um planejamento estratégico com ações e metas para curto, médio e longo prazo. Periodicamente é preciso avaliar se as ações estão sendo efetivas e ajustar o rumo, se necessário.

Digamos que você precisa saber, por exemplo, quanto a empresa gastou com combustível nos últimos seis meses. Imagine levantar toda essa informação de forma manual. Quantos papéis e horas de trabalho seriam necessários para obter essa informação?

Por meio de um software de gestão de frotas, com apenas poucos cliques, você tem a informação na mão, podendo ainda ter acesso a relatórios personalizados e gráficos para tornar a tomada de decisão ainda mais rápida e precisa.

Essa informação pode ser fundamental para você negociar com fornecedores preços melhores ou condições diferenciadas.

Outras informações relevantes que você encontra em um software que auxilia no planejamento são: movimentação do estoque, custos operacionais por centro de custo e despesa e a produtividade do pessoal.

2. Otimização de processos

Quer tornar a sua empresa mais lenta e com pouca competitividade? Basta ter muitos processos burocráticos. Essa é uma das principais barreiras no aumento da produtividade de nosso país, que sofre com excesso de burocracia.

Se você não quer ver a sua empresa atuando com baixa produtividade e um emaranhado de processos, um software de logística é a solução que você precisa.

O programa automatiza diversas atividades, elimina a necessidade de preencher informações repetidas, exclui etapas desnecessárias, além de ter um sistema de busca inteligente.

Um sistema de WMS (Gestão de Armazéns), por exemplo, possibilita que você integre o seu estoque ao módulo de pedidos. Depois de configurar algumas regras, você pode automatizar a geração de pedidos, sempre que um produto atingir um determinado nível.

Esse mesmo sistema também pode ser usado para passar a informação do estoque de um dado produto para o seu vendedor, garantindo o fechamento do pedido.

Outro processo que pode ser otimizado é o leiaute dos produtos no armazém (slotting). Ao gerar facilmente uma curva ABC, você poderá identificar os itens de alto giro e posicioná-los mais próximo do escoamento, reduzindo o percurso e aumentando a produtividade.

Emissor de CTe e MDFe com CIOT e RPA

3. Melhor controle das operações por meio de um software de logística

Imagine cuidar de todos os processos de sua empresa com planilhas ou no papel. Você estaria suscetível a erros, perda de dados e dificuldade de controle. Um software elimina todos esses problemas.

Primeiro que muitos campos podem utilizar validação de dados, reduzindo consideravelmente as possibilidades de erro. Por exemplo, se um conferente ao receber um produto digitar uma quantidade superior à paletização, o sistema emite um aviso. Essa ação redobra a atenção do operador, que verificará se ele errou ou se o produto está cadastrado de forma errada.

Outro benefício é o acesso à informação. Muitos sistemas operam na nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar e muitas vezes de diversos dispositivos, bastando ter acesso à internet.

O controle também se dá pelo acesso em tempo real da operação. Quantos veículos foram recebidos até o momento? Quantos foram expedidos? Quantos estão em trânsito? Quantos estão aguardando descarga?

Sem um sistema, muitas horas são desperdiçadas na busca dessas informações.

Um sistema TMS (Gestão de Transportes) possibilita você controlar por exemplo, a emissão de NF-e, CT-e, MDF-e, RPA, CIOT, Averbação de Seguros Online, integração com Vale Pedágio obrigatório online, e a troca de informações com cliente é feita de forma automática por meio do EDI (Troca Eletrônica de Dados). Além disso é possível rastrear a localização dos veículos e emitir o contrato de frete com todos os cálculos de impostos pelo sistema.

4. Comunicação eficaz

A logística, mais do que qualquer outra área, exige velocidade na comunicação. É toda uma cadeia envolvida, produção, vendas, fornecedores e clientes, cada qual com inúmeros processos dependentes.

Os softwares de logística possibilitam criar diversos avisos e envios automáticos, garantindo que todos os interessados nos processos sejam avisados sobre mudanças de status ou informações relevantes.

O TMS pode informar aos responsáveis via e-mail o status da entrega. Por exemplo, quando a nota fiscal for emitida, quando o veículo sair da central de distribuição, quando chegar no cliente e quando for descarregado.

Já o WMS pode informar quando um produto está com o vencimento próximo, ou quando o estoque chegar a níveis muito baixos.

Emissor de CTe e MDFe com CIOT e RPA

5. Redução de custos

Esse provavelmente é o benefício mais buscado pelos gestores. Com uma operação planejada, você terá mais possibilidade de antever problemas e criar alternativas.

O sistema também permite tornar os processos lean e eliminar erros que geram retrabalhos e desperdícios, como produtos vencidos ou perdidos.

A redução de custos também ocorre pelo aumento da produtividade. Processos, como preenchimento de planilhas, e-mails para informar status de veículos ou a posição de estoque, não se fazem mais necessários.

Dessa forma os colaboradores conseguem focar em atividades de maior valor agregado, melhorar a qualidade do atendimento e ainda eliminar as horas extras.

A acuracidade conseguida nos processos também reduz os erros de recebimento e entrega, reduzindo custos com retorno de mercadorias e pedidos que não foram entregues.

Nesse artigo você viu o quanto é imprescindível contar com um software de logística em sua empresa. Com ele você conseguirá planejar melhor, otimizar processos, ter maior controle de suas operações, se comunicar de forma eficaz e ainda reduzir custos.

O que está esperando para implantar em sua empresa? Precisa tirar alguma dúvida ou entender qual o melhor para a sua operação? Fale conosco que teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Avalie este artigo

5/5 - (7 votes)