Roteirização de carga: Entenda a importância dela para o negócio

Publicado por Fábio Cunha em TMS, Transporte.

A logística sempre esteve presente dentro do âmbito das operações das empresas, assim como das demais organizações civis e militares, e hoje ela tem ganho um lugar de destaque pois afinal, ela é a principal responsável por disponibilizar os produtos para os clientes no local e no tempo necessários. Quando não é bem gerida, ela pode vir a ser uma das áreas mais custosas em um negócio.

Sendo assim, os gestores modernos vêm buscando tecnologias para que possam otimizar ao máximo a logística nas suas empresas. Um bom exemplo que representa uma tendência no mercado para otimização operacional é a roteirização de carga.

Roteirização de cargas

A seguir, entenda do que exatamente se trata esse processo e qual é o seu impacto para as empresas. Boa leitura!

O que é roteirização de carga?

O planejamento de rotas é uma das principais atividades executadas no dia a dia das empresas no ramo de transportes. Selecionar a melhor rota e informar um prazo preciso de entrega aos clientes são fatores que afetam diretamente no custo do serviço e na satisfação do cliente.

Em muitas empresas tal atividade é feita de forma manual, diminuindo tanto a precisão da informação quanto a possibilidade de otimização dos custos operacionais, tornando-os maiores.

A roteirização de carga tem como objetivo selecionar a rota melhor e mais otimizada para determinado frete. Buscando maior eficiência operacional, diversas empresas optam pela utilização de um software que auxilia na tomada de decisão estratégica sobre as rotas.

Quais são as vantagens da roteirização de carga?

Segundo pesquisa realizada pela CNT, no ano de 2017 a frota de transportadores de cargas no Brasil era composta por 1.088.358 veículos, o que mostra que há muitos concorrentes no mercado oferecendo serviços similares. Portanto, os clientes buscarão empresas que ofereçam diferenciais, agreguem valor ao serviço prestado e que mesmo assim tenham o menor custo.

A roteirização de carga oferece benefícios que geram valor para o cliente, e por consequência, trazem vantagem competitiva. Veja abaixo algumas das vantagens que a utilização de um sistema inteligente de roteirização pode trazer.

Otimização no planejamento de entregas

Planejar a sequência de diversas entregas a serem feitas em um mesmo dia de forma manual é uma tarefa difícil. Com o roteirizador, ao atribuir os dados de coleta e destino, a cadeia de entregas será planejada de forma automática, o que possibilita fazer mais entregas em um mesmo dia. Assim, os custos serão divididos em um maior volume, barateando os fretes e trazendo vantagens para a empresa e para o cliente.

Redução de custos

Escolher uma rota a partir de informações concretas e geradas de forma automática com um sistema de roteirização gerará quilometragens menores. Isso tem efeito direto no consumo de combustível e na necessidade de manutenção do veículo, e indireto na redução de emissão de poluentes.

Além disso, com o sistema é possível selecionar as estradas em melhores condições, diminuindo o risco de acidentes e aumentando a segurança durante as viagens. Cargas especiais de maior valor agregado podem ter rotas diferenciadas, evitando caminhos que tenham altos índices de assaltos, por exemplo.

Aumento da precisão da informação

Ao contratar um frete, o cliente espera que a carga seja entregue de forma íntegra, sem avarias e dentro do prazo combinado. Atrasos nas entregas geram grande insatisfação e uma falha que uma transportadora não pode deixar ocorrer.

Com a roteirização de carga feita de forma correta, a escolha da melhor rota determinará tempos de entrega mais precisos e maior velocidade nas entregas.

Como aplicar a roteirização de carga na minha empresa?

É importante estar ciente que um sistema não trabalha sozinho. A tecnologia só terá influência sobre a empresa se a equipe estiver capacitada. Também é importante que ela seja aplicada da forma correta e coerente, da forma como os negócios são geridos.

Para tanto, antes de pensar em adquirir um sistema de roteirização de cargas, a estrutura da empresa deve estar de acordo com a tecnologia. Separamos algumas dicas de como organizar a empresa para aplicação do conceito de roteirização.

Emissor de CTe com CIOT e EDI

Defina a estratégia de transportes de sua empresa

A definição da estratégia do negócio é essencial para a boa aplicação de um roteirizador de cargas. Neste momento, a empresa precisa deixar claro quais nichos do mercado deseja atingir, qual serão os modais oferecidos e o valor que a empresa quer apresentar aos clientes.

Conheça a operação

Para responder os questionamentos feitos acima e encontrar a otimização dos processos é preciso conhecer os detalhes de uma operação, descobrir aonde se encontram os gargalos e as formas de eliminá-los. Um sistema não resolverá problemas que a empresa tem com eficiência de entrega se as pessoas responsáveis pela tomada de decisão desconhecerem os processos.

Otimize toda a cadeia

A visão do todo é indispensável quando se trata de otimização e redução de custos. Muitas vezes falhas no começo da cadeia geram consequências no último processo a ser desempenhado. Trabalhar para a melhoria geral dos processos é a melhor forma de reduzir custos e eliminar retrabalhos.

A roteirização de carga não funcionará se dos dados de origem e destino estiverem incorretos, por exemplo. Entender a influência de cada informação do processo fará com que a empresa se torne eficiente em todos os departamentos e funções que a equipe exerce.

Capacite sua equipe

Novas tecnologias tendem a ser um fator de mudança de cultura dentro de uma empresa. Saber como a ferramenta funciona e quais aspectos serão influenciados por ela é fundamental para que os benefícios citados se tornem realidade.

Os custos com capacitação devem ser considerados como investimento para um negócio, pois os recursos humanos são o grande diferencial das empresas. Um roteirizador de carga é uma tecnologia que pode ser adquirida por qualquer organização, a forma como ele será utilizado, porém, será a vantagem competitiva que a empresa terá.

Afinal, qual é o software que mais combina com a minha empresa?

Cada sistema de gestão oferecerá recursos e benefícios diferentes. Ao contratar um software a empresa deverá avaliar se o mesmo atende plenamente as suas necessidades operacionais.

No momento de escolha do sistema de roteirização de carga, alguns questionamentos deverão ser feitos:

  • Quais necessidades ele deve atender?
  • Quais problemas devem ser resolvidos por meio do sistema?
  • O que a empresa quer automatizar?

Assim, sabendo das reais necessidades da empresa e dos objetivos que ela deve atingir, a escolha do software pode ser feita de forma mais precisa.

Aproveitar de ferramentas tecnológicas vem se tornando uma imposição do mercado para empresas que querem ter vantagens competitivas e fidelizar clientes. A roteirização de carga é um exemplo excelente de investimento que gera benefícios de forma rápida e certeira, contanto que seja bem aplicado. Investir em tecnologia é um dos principais fatores de sucesso para um negócio dar certo.

app de entregas Datamex - Controle de entrega de mercadorias pelo celular

Quer aplicar a roteirização de carga na sua empresa? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Avalie este artigo

Roteirização de carga: Entenda a importância dela para o negócio
5 estrelas
5 votos

Veja também

Deixar comentários