Rastreamento de carga online – Por que e como oferecer ao seu cliente?

Publicado por Fábio Cunha em TMS, Transporte.

Receber os produtos comprados no tempo certo e em perfeito estado, sem nenhuma avaria, é o que todo cliente deseja. Também é o mínimo que o remetente e as empresas contratadas para transportar tais produtos devem oferecer.

Tendo em vista o atendimento dos desejos do cliente, disponibilizar de um bom meio de comunicação e manter as informações sobre as entregas atualizadas é um fator essencial para alcançar a satisfação e fidelizar clientes. Hoje, com o rastreamento de carga online, as empresas têm uma ferramenta simples que atende tais expectativas.

Rastreamento de carga online em transportadoras

Se você quer entender mais sobre o rastreamento de cargas, descobrir os benefícios e como fazer para oferecer um rastreamento de carga online aos seus clientes, está no lugar certo! Continue a leitura e saiba mais!

Qual a diferença entre rastreamento de carga e rastreamento de veículos?

Esse assunto costuma causar bastante confusão na cabeça dos profissionais da área, que muitas vezes confundem o rastreamento de carga com o de veículos, então vamos começar esclarecendo alguns pontos.

O que é rastreamento de carga ?

É importante destacar que quando falamos de “rastreamento de carga”  estamos falando do monitoramento da situação da carga, pois o foco está no controle das “ocorrências de transporte”, ou seja, nos registros feitos pela equipe da transportadora no sistema avisando sobre todos eventos ocorridos com cada carga, para que os clientes tenham previsões mais precisas de chegada.

Uma solução de rastreamento de carga permite que a equipe de campo (motoristas e entregadores) registre as ocorrências no sistema através de APPs específicos, que serão complementadas pela equipe de apoio no escritório da transportadora, e serão apresentadas aos clientes através da página web da empresa, ou então por emails automáticos.

E o que é o rastreamento de veículos ?

No caso do rastreamento de veículos a preocupação está em se saber a localização dos veículos da frota, para entre outros motivos, poder oferecer uma resposta rápida em caso de roubo ou outros tipos de sinistro. As informações de posicionamento de cada veículo costumam ser de uso apenas interno da transportadora e das companhias de gerenciamento de riscos, e não costumam (salvo raras excessões) ser repassadas aos clientes.

O rastreamento de veículos é feito através de equipamentos específicos para esta finalidade, os “rastreadores veiculares”, que recebem pelo GPS as coordenadas geográficas de localização do veículo e enviam à transportadora através de rede celular ou satélite (geralmente com tecnologia Inmarsat-C).

Hoje em dia as duas soluções de rastreamento de cargas e de veículos são complementares no mercado e podem ajudar as transportadoras a ter maior segurança e transparência, além de passar maior credibilidade para seus clientes.

app de entregas Datamex - Controle de entrega de mercadorias pelo celular

Quais os benefícios de implantar rastreamento de cargas na minha transportadora ?

São muitos os benefícios que uma transportadora terá ao aderir a uma solução de rastreamento de cargas, dentre os quais podemos destacar:

Aumento na satisfação dos clientes

A primeira preocupação de qualquer empresa deve estar em oferecer um bom serviço aos seus clientes para que seu nível de satisfação aumente, afinal, a melhor propaganda que seu negócio pode ter é um cliente satisfeito.

Adotar o rastreamento de carga online proporcionará ao cliente informação rápida, sem que ele tenha a necessidade de questionar ao local de compra sobre a localização de seu pedido. Ele sentirá mais segurança tendo a certeza de que sua carga chegará ao destino sem problemas e com uma data definida, podendo se programar para receber a mercadoria, por exemplo.

Diminuição das solicitações de suporte e pedidos de informações sobre as cargas

Gastos com mão de obra representam grande parte dos custos das empresas. Por esse motivo, ter uma grande equipe apenas para fazer o atendimento das solicitações dos clientes acaba se tornando inviável. Porém, ao mesmo tempo, é muito importante que essas solicitações sejam resolvidas. Caso contrário, haverá insatisfação por parte do cliente.

Com o rastreamento de carga online o número de solicitações será reduzido, visto que grande parte da demanda surge da necessidade de localizar os pedidos. É possível que a empresa acrescente ao serviço um espaço para solicitações online, o que fará com que a necessidade de ter pessoas trabalhando com isso diminua.

Redução de extravios de cargas

Extraviar uma carga pode manchar a imagem tanto do remetente do envio quanto da transportadora contratada para fazer o frete. Em ambos os casos, haverá perda de clientes e a necessidade do ressarcimento do valor da carga, tornando a situação infeliz para todos os envolvidos.

Além disso, durante o fluxo de entrega a carga passará por diversos pontos da cadeia logística, como local de armazenagem, transferência de veículos, área de distribuição, entre outros.

Se o pedido tem um código de rastreamento, sua localização em caso de extravio torna-se mais rápida e simples. Isso porque o responsável pela operação poderá verificar onde a carga se encontra por meio do código, descobrir em qual ponto da cadeia houve falha e buscar ações para que o erro não se repita.

Aumento na velocidade das operações logísticas

Tratando-se de transportes, diversos incidentes podem acontecer durante uma entrega, fazendo com que os prazos precisem ser estendidos. Não há como saber se haverá algum acidente na estrada que provoque congestionamento ou se o veículo terá problemas, por exemplo.

Monitorando as entregas, diante de qualquer acidente, o responsável poderá trabalhar na identificação do problema e diminuir o tempo necessário para a resolução do contratempo. Além disso, referente ao tempo, a empresa não precisará atender diversos telefonemas para informar ao cliente a localização de cada carga a ser entregue — ele vai apenas consultar o código de rastreio para obter a informação.

Mais segurança e transparência

Oferecer o rastreamento de carga online não traz benefícios apenas aos clientes e ao remetente da carga, mas também a quem está prestando o serviço de transporte. Um dos principais benefícios que destacamos é a transparência na relação com o cliente, e a sensação de segurança que esta transparência proporciona aos clientes, que passam a confiar ainda mais na sua transportadora.

Maior profissionalismo

Empresas que adotam o rastreamento de carga online passam maior credibilidade ao mercado. Com isso, surge uma vantagem competitiva perante outras empresas do setor que não oferecem tal diferencial. Ter um sistema de rastreamento de carga pode ser fator decisivo para alguns clientes durante a escolha da transportadora.

Além disso, ao oferecer esse diferencial, a empresa estará mostrando transparência e segurança aos clientes, bem como a garantia de que toda informação passada é verídica e confiável.

Como implantar o rastreamento de carga na minha transportadora ?

A implantação do rastreamento de carga em uma transportadora envolve basicamente o emprego de duas soluções:

Implante um bom software TMS

O TMS é um sistema de gerenciamento de transportadoras que tem como objetivo controlar e integrar as operações de transportes, oferecendo uma visão geral de todos os processos. O sistema pode ofertar diversas funcionalidades, entre elas:

  • monitoramento de entregas (incluindo o rastreamento de carga online);
  • emissão de conhecimentos e manifestos de cargas;
  • relatórios de entregas;
  • composição de orçamento de transporte;
  • redução de custos com manutenção e da operação como um todo.

Ao implementar um TMS, você reduzirá o retrabalho no dia-a-dia, o controle da sua operação será mais simples, e muitas informações e tarefas rotineiras poderão ser automatizadas. Isso vai diminuir o índice de erros e falhas durante a prestação do serviço, aumentando a confiabilidade para com o processo e proporcionando informações precisas que auxiliarão na tomada de decisão.

Implante um bom APP para Controle de Coletas e Entregas

O software TMS da sua transportadora precisa ser alimentado constantemente com as ocorrências de coletas e entregas para que assim tenha informações atualizadas para apresentar aos seus clientes, e como o fluxo de informações costuma ser grande, torna-se inviável manter um ou mais funcionários só fazendo contato com motoristas e equipe de campo para saber a situação das coletas e entregas e alimentar o sistema. Uma solução que vem sendo cada vez mais utilizada hoje no mercado são os APPs para Controle de Coletas e Entregas, que geram uma grande economia de tempo e recursos, pois a própria equipe de campo já vai dando baixas das entregas pelo celular, fotografando comprovantes de entrega e anexando no sistema, tudo isso para que as informações estejam atualizadas em tempo real na página da empresa para os clientes consultarem via web.

Com a tecnologia que temos hoje disponível, aproveitar-se de diversos recursos para melhorar os fluxos e torná-los mais robustos é indispensável para uma empresa que pretende se destacar no mercado.

As pessoas desejam respostas rápidas e certeiras, exatamente o que tecnologias como o rastreamento de carga online oferecem. Ferramentas simples, que trazem benefícios para os clientes, com a possibilidade de confiar em um serviço de transporte; e para a empresa em si, com a melhoria de seu processo e aumento de sua visibilidade no mercado.

app de entregas Datamex - Controle de entrega de mercadorias pelo celular

Se interessou pelo rastreamento de carga online? Quer implementá-lo na sua empresa? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar você!

Avalie este artigo

Rastreamento de carga online – Por que e como oferecer ao seu cliente?
5 estrelas
4 votos

Veja também

Deixar comentários