Fim do Emissor Gratuito de CTe e NFe da SEFAZ – Prepare-se

Publicado por Fábio Cunha em CT-e, MDF-e, NF-e / NFS-e, TMS, Transporte.

Fim do Emissor Gratuito de CTe e NFe da SEFAZPrepare-se para o fim do Emissor Gratuito de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e Nota Fiscal Eletrônica (NFe) da SEFAZ em 01/01/2017

 

Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ-SP), responsável pelo desenvolvimento e suporte do Programa Emissor Gratuito de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) e também responsável pelo Programa Emissor Gratuito de Nota Fiscal Eletrônica (NFe), em âmbito nacional, estes programas serão descontinuados em  01/01/2017.

Veja neste vídeo algumas orientações da Equipe Datamex sobre a importância e as oportunidades para que as empresas se preparem para o fim do emissor gratuito de CT-e e NF-e:

 

Emissor de CTe com CIOT e EDI

 

O que fazer agora, já que o emissor grátis será descontinuado ?

Com o fim dos emissores grátis de CTe e NFe fornecidos pelo governo, as empresas que ainda estão se utilizando deles para emitir suas Notas Fiscais Eletrônicas (NFe), Conhecimentos de Transporte Eletrônicos (CTe), Manifestos Eletrônicos de Documentos Fiscais (MDFe) e Cartas de Correção Eletrônica (CC-e) terão de buscar no mercado um novo sistema para atender a sua necessidade.

Uma vantagem da utilização de um outro Sistema para Emissão de CT-e, MDF-e, CC-e e MDF-e é que os sistemas comerciais costumam ir além da simples emissão dos documentos fiscais, e incorporam funções de controle e gestão, afim de auxiliar o empresário no dia-a-dia, evitando erros, agilizando a emissão e as operações e dando maior visão sobre seus resultados.

Outro ponto importante a ser destacado no caso das soluções comerciais para emissão de CTe, MDFe e NFe como a oferecida pela Datamex é que estas oferecem Suporte Técnico tanto na implantação como no dia-a-dia dos seus clientes.

Qual a base legal desta notícia ?

Fazenda irá descontinuar emissores gratuitos da Nota Fiscal Eletrônica e Conhecimento de Transporte Eletrônico em 2017

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo informa que a partir de janeiro de 2017 os aplicativos gratuitos para emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados.

Com a gradual adesão das empresas aos sistemas de documentos eletrônicos, o Fisco Paulista verificou que a maioria dos contribuintes deixou de utilizar o emissor gratuito e optou por soluções próprias, incorporadas ou personalizadas a seus sistemas internos.  No mercado há muitas opções de emissores, alguns deles com uma versão básica gratuita.

Os emissores gratuitos são oferecidos pela Secretaria da Fazenda aos contribuintes desde 2006, quando teve início o processo de informatização dos documentos fiscais e sua transmissão via internet com o objetivo de massificação do seu uso. Apesar dos investimentos realizados, recente levantamento da Secretaria da Fazenda aponta que o total de NF-e’s geradas por empresas que optaram por emissores próprios somam 92,2%. No caso do CT-e, o número é ainda maior: 96,3% dos documentos são gerados por emissores próprios.

Os contribuintes que tentarem realizar o download dos emissores de NF-e e CT-e receberão a informação sobre a descontinuidade do uso dos aplicativos gratuitos. A partir de 1º de janeiro de 2017 não será mais possível fazer o download dos emissores.

A Secretaria da Fazenda recomenda que os usuários que já tenham o aplicativo instalado, façam a migração para soluções próprias antes que a introdução de novas regras de validação da NF-e e do CT-e impeçam o seu correto funcionamento.

Fonte: SEFAZ-SP Notícias

 

Quais benefícios de adotar um Sistema de Gestão de Transportes (TMS) na minha transportadora ?

Ao adotar um Sistema de Gestão de Transportadoras (TMS), você poderá contar com:

  • Configuração de tabelas de preços de frete padronizadas
  • Cálculos automáticos de valores de frete para emissão dos CTe, evitando retrabalho, agilizando a emissão e minimizando erros
  • Emissão de RPA / Contratos de Frete com cálculo automático de impostos
  • Emissão de MDFe com recursos de configuração de rotas padronizadas
  • Possibilidade de importação de dados de NFe a serem transportadas, para evitar digitação de dados e erros na emissão dos CT-e
  • Averbação automática e online de seguros
  • Emissão de Faturas de Cobrança e Boletos de Cobrança Simples e Registrada
  • Comunicação com clientes e embarcadores através de EDI
  • Rastreamento de Cargas (Followup) via WEB e Email para seus clientes
  • Gestão Comercial (Cotações de Frete)
  • Controle de Adiantamentos, Despesas e Acertos de Viagem
  • Controle de Comissionamento de Motoristas e Operadores
  • Controle de Pedidos de Frete
  • Relatórios Operacionais e Financeiros
  • Controle de Contas a Pagar e a Receber
  • Conciliação Bancária
  • Relatórios Financeiros
  • Controle de Manutenção
  • Controle de Abastecimentos e Médias
  • Controle de Pneus e Recapagens

 

Emissor de CTe com CIOT e EDI


Sobre a Datamex

A Datamex Tecnologia é especializada no desenvolvimento de Software de Gestão Empresarial, e trabalha a mais de 10 anos com foco em Empresas de Logística, atendemos principalmente Transportadoras, Armazéns Gerais e Operadores Logísticos, e estámos à sua disposição para prestar orientações e para lhe apresentar o nosso Software TMS e Emissor de CTe e MDFe, que possui emissão de RPA e geração de CIOT e já está integrado e homologado pelas principais administradoras de pagamento de frete do mercado. Solicite informações, sem compromisso.

Porto Alegre/RS    Rio Grande/RS     São Paulo/SP
(51) 4063-8343      (53) 3036-2525     (11) 4063-8395

Itajaí/SC     Rio de Janeiro/RJ   B. Horizonte/MG
(47) 4054-9320      (41) 4064-9110     (21) 4063-8395       (31) 4063-8310

Links: Web Site       Facebook        Canal Datamex no Youtube        Blog Datamex


A sua opinião é muito importante para que possamos criar artigos cada vez melhores e mais úteis para você. Por favor clique nas estrelas abaixo para nos dar uma nota de 1 a 5, e se gostou curta e compartilhe este artigo nas redes sociais (Facebook, Google+, Twitter e LinkedIn).

 

Avalie este artigo

Fim do Emissor Gratuito de CTe e NFe da SEFAZ – Prepare-se
5 estrelas
21 votos

Veja também

13 Comentários

  1. estamos cotando a compra ou aluguel de emissor de ct-e e danfe icms.

    1. Muito obrigado pelo contato!
      A nossa equipe comercial entrará em contato para lhe dar o atendimento e apresentar o nosso Sistema TMS que possui a emissão de CTe e MDFe.

    2. A nossa equipe comercial já está em contato.

      Abraço,
      Equipe Datamex

  2. Acredito que o MDFe será afetado também com a descontinuidade do sistema grátis de São Paulo. Alguém teria um embasamento legal de São Paulo que confirmaria essa descontinuidade, além desta já noticiada? Obrigada

    1. Olá Sra Fabiana!

      No site da própria SEFAZ é possível consultar a base legal.

      Abraço,
      Equipe Datamex

  3. Boa noite. Gostaria de uma cotação. desde já agradeço.

    1. Olá Sr Claudio!

      A nossa equipe comercial está em contato.

      Abraço,
      Equipe Datamex

  4. Gostaria de um orçamento para uma empresa pequena, gestão de frota ( 7 veículos), financeiro e operacional na emissão de CTes.

    1. Sr Marcelo,

      Muito obrigado pelo contato e pelo interesse no nosso Software TMS!

      A nossa equipe comercial entrará em contato para lhe apresentar o nosso TMS, Emissor de CT-e, MDF-e, Gestão Financeira e Gestão de Frotas.

  5. Ola, gostaria de um orçamento , para empresa de pequeno porte .

    1. Boa tarde Sra Renata!

      Muito obrigado pelo interesse no nosso TMS com Emissor CT-e, MDF-e !

      A nossa equipe comercial já está entrando em contato agora a tarde.

  6. GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES À RESPEITO, BEM COMO VALORES.

    19 99226-4406

    1. Olá Sr Vinicius!

      Muito obrigado pelo contato e pelo interesse no emissor nfe da Datamex!

      A nossa equipe está entrando em contato para apresentar esta e outras soluções.

Deixar comentários