fbpx

BI em transportadoras: saiba como utilizar e quais os benefícios

Publicado por Fábio Cunha em Gestão de Frota, Gestão Financeira, TMS, Transporte.

Sabe o que significa BI em transportadoras? Realmente, trata-se de um conceito relativamente novo, e muitas empresas ainda não se adaptaram a esta nova realidade, tão importante dentro do contexto da Logística 4.0.

Por outro lado, os empreendimentos e em especial as transportadoras e operadores logísticos que contam com boas estratégias de negócio costumam se destacar no mercado, conquistar mais clientes e, consequentemente, vender mais.

A sigla BI faz referência a um termo em inglês, denominado Business Intelligence. Traduzindo, significa Inteligência de Negócios. Trata-se de um conjunto de sistemas integrados que possibilitam coletar, analisar e armazenar uma grande quantidade de dados. Isso permite que o gestor tenha um melhor entendimento de todas as atividades e consiga gerar ideias para desenvolver novas soluções, otimizar processos, cortar custos e aumentar seu lucro.

Está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste artigo, abordaremos os benefícios de usar essa ferramenta em transportadoras e mostraremos como implementar as práticas de Business Intelligence na sua empresa. Vamos lá?

Quais são os benefícios de usar BI em transportadoras?

O uso de práticas de Inteligência de Negócios traz várias vantagens competitivas para as empresas. Entre elas, estão:

  • apurar os reais custos de operação
  • identificação de falhas,
  • otimização da logística,
  • melhores decisões,
  • redução de custos e
  • possibilidade de analisar os dados com mais rapidez.

Abordaremos sobre esses pontos na sequência deste artigo. Continue lendo!

Apurar os reais custos da operação

Identificar os custos reais dos fretes e demais serviços prestados não é uma tarefa simples. E por isso, muitas transportadoras e operadores logísticos acabam baseando a sua precificação em tentativa e erro ou apenas acompanhando os preços praticados pela concorrência. Através de uma solução de BI é possível modificar totalmente esta situação, já que com esta ferramenta é possível analisar as principais informações em minutos e assim entender os fatores que influenciam na composição do preço final.

Identificar falhas e otimizar a logística

Quem trabalha em transportadora sabe que uma simples alteração na rota pode diminuir os custos e aumentar a produtividade. Como o Business Intelligence para transportadoras coleta e analisa várias informações, fica mais fácil definir onde estão as falhas do processo logístico. Com a identificação do problema, você conseguirá elaborar um plano de ação, eliminar os gargalos e melhorar os resultados.

Um exemplo disso é a possibilidade de realizar uma auditoria de faturamento, identificando se existem fretes sem faturar, ou então traçar uma curva de tempo entre prestação de serviço e faturamento / cobrança, visando estabelecer prazos saudáveis para o fluxo de caixa e saúde financeira da sua transportadora.

Ainda é possível avaliar a quantidade de fretes que tiveram algum problema em relação ao total (número de ocorrências x total da frota) e, dessa forma, verificar se houve alguma falha na estratégia de entrega de mercadorias aos destinatários finais.

O BI ajuda gestores a melhorar a sua tomada de decisões

Todas as decisões que envolvem os custos e a política de atendimento ao cliente são fundamentais para o funcionamento de uma empresa. O sistema de análise de dados possibilita a avaliação das informações da companhia de forma rápida e prática, garantindo a qualidade, um bom nível de serviço e a lucratividade adequada.

Isso evitará a repetição de erros ou problemas em alguns procedimentos corriqueiros (por exemplo, emissão de conhecimentos de fretes com margens de lucro inferiores as ideais). Você também terá certeza de que nenhum dado da companhia será desperdiçado e todas as informações serão utilizadas na composição das estratégias do negócio.

Com o emprego do BI em transportadoras é possível diminuir custos

Outra vantagem do uso de BI em transportadoras é a diminuição dos custos. A análise das informações permite que você avalie os fretes que mais geram devoluções e reentregas e se elas são viáveis para a empresa.

Isso pode ser feito por meio da definição de indicadores de desempenho logísticos (KPIs), que serão acompanhados pelos gestores. Dessa forma, torna-se possível avaliar a possibilidade de mudar a estratégia operacional de transporte, com o objetivo de reduzir os gastos com devoluções e/ou reentregas.

Painéis de Gestão Datamex - Dashboards / BI Logístico

O BI em logística ajuda a elevar a eficiência da estratégia

É muito importante atuar com eficiência nas transportadoras e operadores logísticos. Para isso, são desenvolvidas estratégias de negócios que visam alcançar resultados positivos.

A análise rápida e eficiente das informações facilita bastante o planejamento e o desenvolvimento de estratégias da empresa. Por meio dos dados coletados, é possível saber o que está funcionando e identificar os pontos de melhoria.

Na área de logística, ainda é possível utilizar um TMS (Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transporte) com a intenção de fazer a gestão da empresa e explorar os recursos de BI.

Uma solução de BI pode centralizar os dados gerados pelos sistemas TMS, Financeiro, Gestão de Frota e WMS, cruzando as informações e relacionando os valores nos últimos meses, e a partir daí apresentar a base para que o gestor tenha insights para melhorar as suas operações. Dessa forma, a transportadora poderá entrar em um ciclo de melhoria contínua dos seus resultados a partir das estratégias desenvolvidas.

O BI colabora para o controle financeiro

Quando a transportadora faz o uso dos dados de BI, ela consegue ter acesso a informações amplas e vastas sobre as operações e finanças da empresa. Esse conhecimento permite melhor entendimento de todas as despesas e custos envolvidos nas diversas atividades do negócio.

Diante disso, será possível identificar as oportunidades de cortar gastos, sem que isso acarrete uma perda da eficiência dos processos. Isso possibilitará, portanto, o melhor direcionamento dos investimentos, a otimização dos resultados da empresa e o aumento dos lucros da transportadora.

Facilita a geração de ideias novas

Melhorar é sempre uma necessidade nas transportadoras. A otimização dos processos, diminuição de gastos e a agilidade nas tarefas depende muito da análise de dados confiáveis. Por meio deles, é possível identificar os gargalos nas empresas, verificar o que está funcionando bem ou não e direcionar os investimentos com o intuito de otimizar os resultados do negócio.

Esse conhecimento ajudará os gestores a encontrarem os pontos de melhoria e a trabalharem para resolver os problemas. Além disso, eles conseguirão gerar ideias novas que possam contribuir para a competitividade da transportadora no mercado.

Como implementar a Inteligência de Negócios na sua transportadora?

Uma implantação típica de uma solução de BI convencional envolve muito trabalho. Afinal de contas, muitos dados precisam ser coletados e é necessário contar com uma equipe organizada e capacitada para realizar as tarefas referentes à busca de informações de diversos setores da transportadora, configurar o software de BI e faze-lo apresentar as informações em um formato que seja coerente e que dê as respostas que cada setor da empresa necessita para tomar as melhores decisões.

Mas não se assuste, pois existem soluções de inteligência de negócios (BI) bem mais simples e específicas para determinados segmentos, cuja implantação é mais fácil e rápida, como é o caso da solução de Painéis de Gestão Datamex, que apresentaremos logo a seguir.

Diferenciais da solução de Inteligência de Negócios da Datamex para a sua transportadora ou operador logístico

Diferente das soluções de BI genéricas existentes no mercado, a solução de inteligência de negócios chamada Painéis de Gestão Datamex é muito mais simples já que é uma ferramenta específica para o segmento de logística, que elimina a complexidade e oferece ao usuários dashboards (painéis) padronizados com a visão das principais informações necessárias para monitorar as operações e tomar as melhores decisões no dia-a-dia. Esta solução apresenta uma série de benefícios:

Implantação rápida e fácil

A solução de Painéis de Gestão Datamex é diferente das soluções de inteligência de negócios convencionais, pois já vem totalmente configurada pela nossa equipe para que o cliente não perca tempo criando consultas e visões complexas.

Desta maneira os Painéis de Gestão , o que a torna 100% funcional logo após a contratação, permitindo que o cliente que a contratar já usufrua dos seus benefícios rapidamente.

A sua empresa adotará as melhores práticas do mercado

Esta solução traz prontos dezenas de dashboards (painéis) de informações e indicadores de desempenho (KPI), com informações consistentes para tomada de decisões nas áreas operacional de transporte, financeiro, frota, armazém e comercial. Desta forma será muito mais fácil dar um salto de qualidade na sua gestão em um curto espaço de tempo.

Custo acessível

Todo o trabalho pesado de análise, desenvolvimento e configuração já foi feito pela nossa equipe, então a implantação consiste basicamente na ativação da ferramenta integrada ao sistema do cliente e treinamento para ensinar o cliente a utiliza-la no dia-a-dia, reduzindo em muito o custo envolvido e viabilizando o emprego desta solução tecnologicamente avançada em empresas de todos os portes.

A Inteligência de Negócios traz vários benefícios às transportadoras e operadores logísticos. Entre eles, estão: informações precisas com facilidade, redução de erros, diminuição de custos, rapidez na análise dos dados e, ainda, facilidade na tomada de decisões no dia-a-dia. Considerando um mercado cada vez mais competitivo e concorrido, as ferramentas de Business Intelligence podem ser um grande diferencial ao seu negócio.

Painéis de Gestão Datamex - Dashboards / BI Logístico
Este artigo sobre BI em transportadoras foi útil para você? Siga a gente nas redes sociais e receba mais conteúdo sobre o assunto em primeira mão. Estamos no Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.

Avalie este artigo

5/5 - (7 votes)